Cinerama: Jackpot: Loteria Mortal!

Eu gosto muito de comédias despretensiosas. Sabe aquele filme que você coloca no fim da noite de domingo para distrair um pouco? É disso que se trata “Jackpot: Loteria Mortal!”, filme que estreou recentemente no Amazon Prime e vi poucas pessoas comentando. Isso porque o gênero vem ficando de lado ultimamente, com as atenções voltadas mais aos filmes de grande orçamento, como os da Marvel.

Mas sou um defensor das comédias, em especial as despretensiosas. E neste lançamento temos o rei desse tipo de filme dirigindo: Paul Feig. O diretor de “Caça-Fantasmas” (o espirituoso de 2016, com mulheres protagonistas) e “As Bem-Armadas” entrega um humor bobo, mas eficaz para quem quer desligar um pouco o cérebro no fim de um dia estressante.

Em “Jackpot!”, uma Grande Loteria foi criada na Califórnia (EUA) em um futuro próximo. Contudo, é possível matar o vencedor para reivindicar legalmente o prêmio multibilionário. Katie Kim (Awkwafina) se vê por engano em posse do bilhete premiado, o que coloca sua vida em risco. Nisso entra em cena Noel (John Cena), um guarda-costas bonzinho que irá ajudá-la.

A dinâmica dos dois protagonistas é muito boa e há algumas cenas especialmente hilárias. Apesar de a história ser rasa, o que vale aqui são as situações que misturam ação e comédia em que ambos se metem para garantir o prêmio no fim do dia. Há espaço para uma crítica ao sistema capitalista aqui e ali, mas fica tudo no subtexto. A missão principal de “Jackpot!” é fazer rir. E consegue com certa desenvoltura.

Nota: ★★★