Cinerama: Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina
Documentário, 2024 | Direção: Ana Rieper | Classificação indicativa: 10 anos | Duração: 1h18 | Disponível por aluguel digital
O álbum “Clube da Esquina” é considerado por muitos críticos musicais como um dos melhores de todos os tempos. Milton Nascimento, Lô Borges – então com 16 anos – e músicos do porte de Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva, Wagner Tiso, criaram uma sonoridade única, que ajudou a revolucionar a música brasileira e mundial.
“Nada Será Como Antes”, documentário exibido semana passada gratuitamente no maravilhoso projeto Pontos MIS em Itu, mergulha na musicalidade deste time de músicos excepcionais para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.
No filme, as imagens, impregnadas pelas canções, são traduções visuais deste clássico da música mundial. A diretora Ana Rieper mergulha na trajetória desse grupo de músicos, compositores e letristas mineiros que surgiu na década de 1960, em Belo Horizonte. O documentário consegue cativar a todos, mesmo quem pouco conhece da trajetória desses artistas.
Em pouco mais de uma hora, “Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina” traz depoimentos de artistas e registros inéditos do grupo que foi considerado um movimento musical inovador, com influências da Bossa Nova, jazz, rock e música negra. Para quem é fã de documentários e, principalmente, da música nacional, é uma grande pedida.
Nota: ★★★★