Cinerama | O Contador 2

The Accountant 2, Ação, 2025 | Direção: Gavin O’Connor | Classificação indicativa: 16 anos | Duração: 2h05 | Em cartaz nos cinemas
Eu sou muito fã do Ben Affleck. Ele não é um ator grandioso, faz a mesma cara em praticamente todo o papel, mas tem algo em sua carreira que me fascina. Talvez ele venha a se tornar uma espécie de novo Nicolas Cage num futuro próximo. Dito isso, gosto muito do primeiro “O Contador” e fui empolgado ver o segundo, que estreou semana passada. E não me arrependi.
Dirigida por Gavin O’Connor, esta sequência do filme de 2016 abraça mais os absurdos e traz uma trama tão cheia de detalhes que acaba deixando o espectador um tanto confuso. No novo filme, Christian Wolff (Affleck) precisa desvendar um mistério que envolve máfia e tráfico de seres humanos na fronteira com o México, e para isso conta com a ajuda de um irmão distante (vivido por Jon Bernthal, de “The Walking Dead”).
Devo reconhecer que a resolução do quebra-cabeças me deixou um tanto atordoado em alguns momentos, mas as cenas de ação muito bem executadas compensaram qualquer dificuldade para compreender a trama – que, no final, se mostra bem simples. Outro ponto que acaba incomodando é que, em muitos momentos, a suspensão da descrença tem que ser maior que o normal. Mas se você ignorar isso, tem um bom filme de ação, daqueles que passavam no “Supercine”.
Outro ponto a se destacar é a dinâmica entre Ben Affleck e Jon Bernthal, que é ótima e desenvolve um pouco mais a questão do autismo de Wolff – sim, para quem não se lembra do primeiro filme, o personagem principal é autista e trabalha como contador, mas nas horas vagas atua como matador de aluguel (!!!). “O Contador 2” ainda conta com uma breve, mas boa participação de J. K. Simmons e Cynthia Addai-Robinson ganha mais tempo de tela. Vale a pena conferir.
Nota: ★★★