Cinerama | Presença

Em “Presença”, dirigido por Steven Soderbergh e roteirizado por David Koepp, acompanhamos uma história sobrenatural filmada inteiramente da perspectiva de um fantasma. A trama acompanha o casal Rebekah (Lucy Liu) e Chris (Chris Sullivan) que se muda para uma nova casa com seus dois filhos Chloe (Callina Liang) e Tyler (Eddy Maday) após uma perda chocante. 

Em crise, a família busca novos ares numa tentativa de restabelecer a normalidade. O que não esperavam era que o lar já estivesse ocupado e, à medida que enfrentam as dificuldades típicas de uma família com adolescentes, a presença de uma entidade invisível os observa e desenvolve um interesse estranho por Chloe. Os eventos domésticos começam, então, a tomar um rumo sombrio e perturbador. 

O filme é uma ótima obra da dupla Soderbergh/Koepp, o que já vem se repetindo nos últimos trabalhos. O primeiro consegue captar muito bem o que o segundo escreve em seu roteiro conciso. Com a câmera no ponto de vista do sobrenatural, “Presença” é muito mais que um filme de assombração qualquer; é um thriller em que o espectador assume a perspectiva de um voyeur da intimidade alheia de uma família que faz de tudo para manter a normalidade, mas que guarda segredos. Um exercício fascinante de estilo, “Presença” explora novas formas de narrativa, mantendo o suspense enquanto adentra o psicológico. Vale a pena conferir.

Nota: ★★★★