Circuito Sesc de Artes acontece em Itu neste sábado

Apresentação circense “Utopia”, da companhia brasiliense Circênicos, é uma das atrações do Circuito Sesc em Itu (Foto: Paula Carrubba/Divulgação)

Neste sábado (20), acontece em Itu o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico. O evento ocorre das 16h às 21h, na Praça do Carmo.

A programação, para todas as idades e interesses, conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias. A programação completa pode ser conferida abaixo.

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Confira a programação:

Artes visuais

Carimbos Botânicos e Tipográficos

Fernando Mariano, Gabriel Balbino, Ramon Santos e Mateus Carneiro (SP) 

A oficina tem o objetivo de aproximar o público do fazer artístico e de promover uma vivência de ateliê. Os participantes montam imagens poéticas em cartazes e livretos com carimbos de palavras e botânicos e podem levar a arte produzida para casa no final da atividade.

Circo

Utopia

Cia. Circênicos (DF) 

A comédia visual da companhia brasiliense é apresentada por dois personagens, o trapaceiro e o atrapalhado, ambos buscando o caminho de ganhar o jogo da vida. Jogando com a plateia, mágicas acontecem em situações do dia a dia, envolvendo comida, dinheiro e amor. No ato final, eles surpreendem a todos com um perigoso e impossível truque de mágica. 

Dança 

Verga

Camaleão Grupo de Dança (MG) 

Com direção artística e coreográfica de Inês Amaral, o espetáculo parte da capoeira, que é uma mistura de luta e dança, para abordar as possibilidades de resistência e liberdade, onde resistir não significa apenas reagir, mas também criar 

Literatura 

Histórias na Palma da Mão

Grupo êBA! (SP

Por meio da leitura e de brincadeiras propostas, a mediação busca criar um momento de vínculo afetivo e aproximar o leitor do livro. Além da leitura mediada, o grupo também propõe a leitura compartilhada e as demais formas de se contar uma história, com livros, corpos e vozes.

Música 

Despirocadas (SP) 

A banda de marchinhas de São Luiz do Paraitinga, formada inteiramente por mulheres, se apresenta em formato de cortejo e interpreta faixas de seu primeiro disco, “DespirOquê”, com músicas das integrantes do grupo, de compositores importantes do carnaval luizense e de “cantautoras” de diferentes gerações como Ceumar. 

Teatro 

O Torto Andar do Outro 

Cia. Pão Doce (RN) Baseada no cordel “Um Conto Bem Contado”, do poeta potiguar Antônio Francisco, a peça reflete sobre pluralidade humana, respeito e tolerância. Em uma cidade encantada, os habitantes, que andam de lado como caranguejo, têm seus hábitos e costumes alterados depois de descobrirem uma criança que anda para frente.