Circuito Sesc de Artes acontece hoje na Praça do Carmo
A Praça da Independência (Carmo) recebe hoje (16), a partir das 17h, mais uma edição do Circuito Sesc de Artes com atrações gratuitas que prometem divertir todas as idades. As apresentações de música, literatura e teatro contam com o apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do Sincomércio Itu.
O Circuito Sesc de Artes visa provocar os sentidos e despertar novas ideias em meio ao cotidiano das cidades, oferecendo atividades culturais em diversas áreas. Uma das atrações em Itu é a oficina “Traquitanas Mecânicas”, que irá explorar os princípios da cinética.
Outra atração é o Gabinete de Curiosidades e Habilidades (inspirado antigos carros itinerantes que iam de cidade em cidade apresentando toda sorte de atrações artísticas e curiosidades), que contará com as atividades “Cine Magia” e “Palavra + Imagem”. A primeira consiste na exibição de curtas-metragens, dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès, enquanto a outra terá uma dupla que mediará a leitura de livros ilustrados de um acervo.
O Circuito também receberá os “Encontros Cafuzos”, que são intervenções narrativas e rodas de compartilhamento de experiências, a fim de contribuir para o conhecimento e a valorização dos mitos, saberes, práticas, entre outros elementos das culturas africanas e afro-brasileiras, promovendo o aprendizado mútuo dos participantes.
O teatro também é atração com a peça “Movimento número 1: O Silêncio de Depois…”, em que quatro personagens refletem sobre suas memórias após uma violenta desocupação do espaço onde moravam para a construção de uma linha férrea. Do Rio de Janeiro vem o DJ MAM e Os Fabullosos, quarteto carioca é um dos mais conhecidos grupos na Batalha do Passinho. Eles realizarão uma apresentação ao som do DJ MAM, o funk carioca, carimbó́, tecnobrega, baiã̃o, maracatu, xote e samba de roda, que embalam os movimentos de embolada e cruzada.
Finalizando o Circuito Sesc de Artes, acontece o show de Mania de Samba (SP) e Ana Costa (RJ). A apresentação faz referência aos maiores compositores do samba, como Martinho da Vila, Nei Lopes, Moacyr Luz e Paulo César Pinheiro.