Circuito Sesc de Artes será realizado no Pavilhão das Artes

A entrada é gratuita e livre para todos os públicos

O Pavilhão das Artes receberá hoje (13), pela primeira vez, a programação do Circuito Sesc de Artes. O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura, e o Sesc Jundiaí. Dentre as atrações, está a dupla Caju & Castanha.

O Circuito Sesc Artes será realizado das 16h às 21h30 e todas as atrações são gratuitas e livres para todos os públicos. A programação deverá contar com diversas atrações nos mais variados campos das artes (dança, circo, música, teatro e artes visuais); bem como a exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, entre outras.

O objetivo do Sesc com este projeto é colaborar com o acesso do público às diversas atividades culturais, com o intuito de inspirar os diversos usos dos espaços públicos – lugares de convivência, encontro e democratização do acesso à cultura e artes em geral.

Confira a programação completa:

 

Artes Visuais

Manivela: Laboratório Interativo de Traquitanas, Engenhocas e Outros Inventos – Glauco Paiva (SP)

Nesta exploração interativa, artista e público montam juntos esculturas tecnológicas com engrenagens e motores. Dois animatrônicos feitos pelo artista interagem com o público, produzindo movimentos e sons a partir de sensores.

 

Literatura

Palavra + Imagem – Instituto Clio (SP)

Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.

Poetas Ambulantes (SP)

Munidos de megafones e declamando poesia, os poetas seguem declamando letras de músicas, poemas autorais e de autores consagrados como Mario Quintana, Alice Ruiz, Sérgio Vaz, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e Raul Seixas, entre outros.

 

Circo

O Ritual das Esferas – Jorge Ribeiro e Zuza (SP).

Em uma performance que remete a uma experiência mística, o didgeridoo, instrumento de sopro originário dos aborígenes australianos, acompanha a coreografia de esferas de acrílico nas mãos do malabarista. A complexidade dos movimentos e do ritmo aumenta progressivamente, hipnotizando o público.

 

Dança

Desvio – Muovere Cia. de Dança Contemporânea (RS)

Em um jogo animado pela improvisação, bailarinos transitam a faixa de retenção de um semáforo assim que a luz amarela muda para o vermelho e, respondendo a tarefas propostas por um colega, desenvolvem passos de dança neste espaço urbano de passagem.

 

Música

Caju e Castanha (PE)

A embolada, gênero nordestino em que uma dupla improvisa versos satíricos ao ritmo do pandeiro, é a especialidade de Caju e Castanha. Eclética, a dupla pernambucana inova ao unir a autêntica cultura popular nordestina a outras vertentes da música, como rock, brega e música eletrônica.

 

Teatro

QFC – Batalhas Improvisadas – Cia. do Quintal (SP)

Um misto de luta livre, telecatch, UFC e muita improvisação. Trata-se do novo formato de campeonato dos criadores de “Jogando no Quintal”. Os palhaços sobem ao ringue para se enfrentar em batalhas de improvisação. A banda compõe a trilha na hora e os palhaços capricham no figurino.