CIS anuncia investimento no valor de R$ 3 milhões em saneamento do Pirapitingui
A CIS (Companhia Ituana de Saneamento) fará o maior investimento da história no sistema de abastecimento e distribuição de água e também na rede de esgoto no Distrito do Pirapitingui, em Itu. Ainda no primeiro semestre de 2019, a autarquia vai atuar em várias frentes para melhorar de forma definitiva a situação do saneamento da região e algumas obras já começaram.
A companhia está trabalhando em melhorias da Estação de Tratamento de Água do Pirapitingui, que envolvem a construção da nova cabine elétrica – para o tratamento e a distribuição funcionarem em capacidade plena –, e a reforma e instalação de novos equipamentos nos filtros e decantadores – para melhoria da qualidade e da vazão.
Também serão feitos investimentos em captações de água, incluindo a nova captação “Pirajibu” e o desassoreamento da represa São Miguel. “Com o novo manancial, teremos mais 117 litros por segundo de água para o abastecimento dos munícipes da região. Por ser uma captação perene, agora o Pirapitingui terá a mesma segurança hídrica que o Sistema Mombaça trouxe para a região central de Itu”, destaca o superintendente da CIS, Vincent Menu.
Segundo a autarquia, o sistema de coleta e tratamento de esgoto também serão contemplados neste pacote inédito de obras. Serão construídos dois emissários, um deles com travessia sob a Rodovia Castelo Branco, que interligarão o Distrito do Pirapitingui, Portal do Éden, City Castelo e Village Castelo à Estação de Tratamento de Esgoto Pirajibu. Ainda é pleiteado junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO a reforma do emissário de esgoto Taperá, com 2,2 quilômetros de extensão. A finalização das elevatórias de esgoto Sabiá e Taperá também estão confirmadas. O investimento total das obras é no valor de R$ 3 milhões.
“Desde que assumimos a gestão da CIS, estivemos reunidos com moradores do Distrito para ouvir seus anseios e demandas. Hoje temos um pacote de obras completo que certamente vai melhorar a qualidade de vida dos munícipes em 2019”, finaliza Menu.