Colégio Divino Salvador resgata projeto social com crianças de Várzea Paulista

O Centro Educacional e Assistencial Divino Salvador, através dos colégios que levam o mesmo nome, reabriu, nesta segunda-feira (20), o projeto social ‘Padre Joel Batista’ para assistir crianças e adolescentes de 7 a 16 anos, em Várzea Paulista. O objetivo é ter, no contraturno escolar, um espaço de convivência, formação humana, formação cristã e práticas esportivas para essas crianças e adolescentes. “Acreditamos ser um diferencial esse tipo de trabalho nos dias de hoje. O projeto vai trabalhar a vivência completa do assistido. É nosso dever ter esse olhar para o futuro do jovem, especialmente, os mais carentes”, explica o diretor do grupo, padre Jair Carlesso, SDS.
O público atendido será da região da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Várzea Paulista, onde os salvatorianos atuam. Cerca de 360 jovens da região da Vila Popular, Jardim Bertioga e adjacências estão sendo contemplados nessa fase inicial do projeto.
O projeto foi retomado também pela procura da comunidade local: anos atrás, os salvatorianos tinham um trabalho semelhante que foi paralisado por conta da pandemia. ”Estamos muito felizes com essa retomada e sabemos da importância dessa convivência. Fizemos uma grande reforma no Centro Assistencial Padre Joel Batista (conhecido como sítio dos padres) para melhorar nossa estrutura”, comenta o diretor.
As atividades serão mantidas pelo Centro Educacional e Assistencial Divino Salvador, que contempla as 3 unidades: Jundiaí, Itu e Cabreúva, junto com a Província Salvatoriana Brasileira. A equipe técnica será composta por professores do colégio e as atividades esportivas são basquete, futsal, futebol de campo e vôlei. Futuramente essas atividades serão ampliadas com outras modalidades.
Um grande legado – O Colégio Divino Salvador completou, ano passado, 70 anos e tem uma história importante na região. Começou em 1925 e em 1953, abrigou um Seminário; depois, numa segunda fase, a partir de 1954, com a criação do colégio propriamente dito, em paralelo com o Seminário. Mais tarde, entre os anos de 1962 e 1972, sob diversos diretores, veio a consolidação do Colégio, a adaptação a uma nova Lei de Ensino, até os dias atuais.
“Certo é que, em cada uma dessas etapas, o Colégio Divino Salvador sempre teve os ideais preconizados pelo Bem-aventurado Francisco Jordan, fundador da Ordem Salvatoriana, como os pilares para a formação humana e religiosa dos alunos, valores que se somam à educação de qualidade e acolhimento, como a nossa marca. Com o projeto social, temos certeza que vamos contribuir com nossa região de uma maneira muito mais importante e eficaz”, finaliza padre Jair.

