Com o trânsito mais violento da região, Itu registra um acidente fatal a cada 9 dias
Até março, município contabilizou 11 mortes de trânsito. Cidade adere à campanha “Maio Amarelo” para mudar esta realidade
Lucas Gandia
A cidade de Itu fechou o primeiro trimestre de 2016 com 11 acidentes de trânsito fatais. No referido intervalo, a média é de 8,18 óbitos por dia. O número é bastante superior ao apresentado pelo município no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 5 mortes do gênero.
Os dados fazem parte do “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”, programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais nos acidentes de trânsito no Estado até 2020. De acordo com o levantamento, entre janeiro e março deste ano, as ocorrências resultaram no óbito de oito homens e duas mulheres. Uma das vítimas não teve o sexo informado.
Os números do primeiro trimestre de 2016 em Itu também são superiores aos apresentados pelo município no último trimestre de 2015: 9. Ao longo de todo o ano passado, a cidade registrou 39 mortes no trânsito.
As estatísticas indicam que, entre janeiro e março deste ano, Itu foi o município da região que mais registrou falecimentos em suas vias. Na sequência aparece Salto, com 5 ocorrências; Indaiatuba, com 2 óbitos; e Cabreúva, com 2 vítimas. Porto Feliz fechou o período com 1 morte causada por acidente de trânsito.
Conscientização
Ao longo deste mês, instituições públicas e privadas de todo o país promovem o “Maio Amarelo”. Trata-se de um movimento com o objetivo de reunir esforços para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Além de promover um debate sobre as responsabilidades dos motoristas nas ruas e estradas, a campanha pretende abordar a segurança viária como tema de importância maior, mobilizando todos os segmentos da sociedade e, principalmente, salvando vidas.
Agenda local
Questionada pelo “Periscópio”, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes relata que, desde 2013, a Prefeitura de Itu desenvolve atividades para o “Maio Amarelo”. Segundo a pasta, as iniciativas são realizadas através de uma agenda positiva realizada pelo PETRANS (Programa de Educação no Trânsito), com uma campanha em que as crianças distribuem material de orientação aos motoristas e pedestres. “Para este ano também há a previsão de uma ação desse porte com data sendo ajustada com o calendário escolar”, afirma.