Comandante do Quartel de Itu fala sobre seu trabalho à frente da instituição

Tenente Coronel Erb Lyra Leal comentou ainda sobre os preparativos para o centenário da instituição militar

Daniel Nápoli

Na última quarta-feira (8), o Jornal “Periscópio” recebeu a visita do Tenente Coronel Erb Lyra Leal. Comandante do Regimento Deodoro desde janeiro do ano passado, ele está em sua segunda passagem pela cidade de Itu. Na primeira delas, casou-se com a ituana Sheila Leal, estreitando ainda mais seus laços com a cidade.

Em sua visita à redação, o Tenente Coronel comentou a respeito de seu retorno ao município, assim como de seu trabalho à frente da instituição e os planos para as comemorações ao centenário do Regimento Deodoro. No comando desde 2016, o militar comenta com alegria sobre sua estada.

“É sempre muito especial estar em Itu. Já passei por muitas cidades e sempre houve um ótimo relacionamento entre o Exército e toda a sociedade, mas aqui é inigualável. A população ituana abraça de uma maneira muito respeitosa e carinhosa o Regimento, chamado carinhosamente de ‘Quartel de Itu’. Além disso, poder voltar para a cidade e dar sequência a um trabalho é a oportunidade de poder reencontrar grandes amigos”.
Contando atualmente com um efetivo de pouco mais de 400 homens, Erb cita os desafios à frente do Regimento. “Nós temos hoje um efetivo reduzido e com recursos extremamente escassos. Então, a nossa meta é a manutenção das nossas instalações, como parte hidráulica, pintura, corte de grama e instalações deste tipo. No último ano, por exemplo, conseguimos uma economia de R$ 35 mil. Graças a Deus virão novos recursos e poderemos dar continuidade aos projetos”.


Centenário

Erb comentou ainda sobre os projetos para as comemorações dos 100 anos do Regimento Deodoro, que serão completados no dia 20 de janeiro de 2018. Parceria e manutenção de tradição são as prioridades. “Planejamentos realizar uma solenidade de formatura, assim como outros eventos específicos. Além disso, pretendemos traçar mais parcerias com a imprensa, com a mídia local em geral, além de fortalecer ainda mais os laços com a população ituana. Estamos pensando nesses projetos, mas eles deverão começar a ser realizados a partir de dezembro”.

Erb aproveitou também para deixar um importando recado para a população. “Mais uma vez quero agradecer ao povo de Itu e realizar um pedido. Que a cidade continua ‘abraçando’ o Quartel de Itu pelos próximos 100 anos e que essa parceria, essa amizade, esse carinho que os ituanos têm com o Exército Brasileiro, com o Regimento Deodoro, permaneça”.

 

Foto – Sub-Tenente e Relações Públicas Airton Parigini ao lado do Comandante Tenente Coronel Erb

 

Crédito: Daniel Nápoli