Comércio ituano registra aumento de até 30% nas vendas com Copa e fim de ano

Com o final da Copa do Mundo, tendência é de um aumento ainda maior no movimento e nas vendas, de acordo com lojistas (Foto: Daniel Nápoli)

Recentemente, o Periscópio realizou uma reportagem sobre a expectativa do comércio de Itu para as vendas com a Copa do Mundo e o Natal. Com a reta final do mundial e a aproximação do final de ano, com muitas lojas já estendendo seu horário de atendimento até as 22h, o JP voltou a falar com comerciantes de Itu para saber se toda a esperança de um faturamento maior realmente se concretizou.

De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Itu, as expectativas foram atendidas. “O comércio está bem movimentado, mesmo fechando durante os jogos do Brasil. O Mercado Municipal tem atraído os torcedores para assistir aos jogos, o que é muito bom para os comerciantes do local”, diz em nota.

A ACII, em nota, comenta ainda que, com o encerramento da Copa, em 18 de dezembro, o foco passará a ser as compras de Natal e com “o pagamento da segunda parcela do 13º, saindo dia 20, as vendas deverão aumentar”.

Além disso, a Associação segue com a campanha  “Natal Gigante ACII” , com muitos consumidores já cadastrando seus cupons no site www.natalgiganteacii.com.br. Para participar dos sorteios os consumidores devem procurar as lojas participantes para fazer suas compras e concorrer a 10 prêmios. O sorteio será dia 14 de janeiro de 2023, pela Loteria Federal.

A reportagem conversou também com Maricelia Silva, proprietária de uma cafeteria situada na Rua Santa Rita, no Centro. Seu estabelecimento fecha durante os jogos do Brasil, porém, mesmo assim, em comparação com os últimos anos, o movimento tem aumentado.

“A Copa atrapalhou um pouco, porque a gente fecha no horário dos jogos, mas comparando com os últimos anos de pandemia, o movimento deu uma melhorada e a expectativa é de que o movimento aumente ainda mais com o fim da Copa e a aproximação do Natal”, diz a empresária.

Proprietário de uma loja de material esportivo também situada na Rua Santa Rita, Luis Carlos Gilberto, mais conhecido como Rone, destaca que com a Copa do Mundo houve um aumento de 30% em suas vendas se comparado com a mesma época em anos anteriores. Para ele, a tendência é ser ainda melhor, pois “não começaram ainda as vendas de presentes de fim de ano, pois estão todos focados na Copa”.

“Depois do dia 18 [data da final do Mundial] eu acredito que começarão as compras. A nossa ideia a partir da semana que vem é adotar o horário estendido de atendimento e depois, com o Brasil hexa, o movimento vai aumentar ainda mais”, torce Roni. A torcida, porém, não deu resultado, e o Brasil acabou eliminado para a Croácia ontem (09).

 Já para Alessandro Jorge da Silva, gerente de uma loja de calçados localizada na Rua Sete de Setembro, no Centro, o período atual é um misto de cautela e esperança. “A Copa do Mundo atrapalhou bastante o comércio, devido às paradas para os jogos. Não que a gente não goste de Copa, mas essa transição da Copa do meio do ano para dezembro fez com que o movimento começasse mais fraco”, diz.

“Eu acredito que no pós-Copa tende a melhorar, até porque o brasileiro sempre deixa para comprar de última hora. A semana pré-Natal tende a ser a de maior fluxo, pela experiência que a gente tem”, prossegue Alessandro que estima, apesar do início tímido, em um crescimento de 30% nas vendas.

 Fabrício Lopes, proprietário de uma lanchonete situada no Mercado Municipal, comemora as transmissões dos jogos do Brasil e de outras seleções no espaço. “O clima é perfeito, nosso movimento aumentou bastante com a instalação do telão, com nossos clientes podendo assistir todos os jogos da Copa, e está vindo o Natal também. A expectativa não poderia ser melhor”, conclui.