Comércio prevê aumento nas vendas no período do Natal e festas de fim de ano
Em Itu, desde ontem (1º), o comércio já teve liberdade para estender seu horário de atendimento até as 22h. Os lojistas estão com grandes expectativas para as melhoras nas vendas no período natalino.
Devido ao cenário favorável, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera para o Natal de 2017 um crescimento de 4,3% nas vendas. Em Itu, o presidente da ACII (Associação Comercial e Industrial de Itu) Rafaello Lorenzon acredita que as vendas tenham um aumento em torno de 5% em comparação ao natal de 2016.
Até o momento, a ACII não observou aumento nas contratações temporárias para o fim de ano, mas acredita que os estabelecimentos comerciais de diversos segmentos devem aumentar seu quadro de funcionários em 10% para atender essa demanda. Rafaello estará em contato com a Policia Militar e a Guarda Civil Municipal solicitando um aumento no efetivo policial para prevenir e dar mais segurança ao comércio e consumidores para efetuarem suas compras com tranquilidade neste mês de dezembro.
Visão dos lojistas
De modo geral, os comerciantes estão otimistas com as vendas no período de festas de fim de ano. Para Kátia Esteves, da Loja Mil Ideias Décor, o otimismo é evidente. “A partir de segunda (04) estaremos com promoção de descontos de até 50% na linha de produtos natalinos”, conta. Já Franciele da Silva Bonfim, da Casa de Bolo, que acabou de inaugurar loja nova na cidade, inclui que “não só estão otimistas como estão investindo e apostando em dias melhores”.
“Com o pagamento da primeira parcela do 13° salário, esperamos melhoras nas vendas, pois estamos com valores promocionais em toda linha fitness para as mulheres arrasarem no verão”, comenta Rosana Miguel, da Caricia Fitness, sobre as expectativas para as vendas de fim de ano no período estendido do comércio.
Regina Kumano, do Restaurante e Lanchonete NIKI, ressalta que “o mais importante, independente de números, é a capacidade de inovar constantemente, sempre buscando novos aprendizados”. “Não podemos deixar de atentar para o cenário político também, já que é um ano de eleições, em que precisamos fazer a nossa parte e votar com consciência”, completa.