Como deixar o assento da sua moto sempre novo

São comuns as preocupações com os itens da sua motocicleta no dia a dia, mas quase nunca com o assento, que é um dos itens mais omitidos nas manutenções. Vamos começar falando sobre a limpeza dele. A dica principal é jamais deixar a sua moto diretamente exposta ao sol, pois o calor e a luz direta provocam rachaduras no assento, diminuindo a vida útil.

O processo de lavagem é feito com água, sabão neutro e uma escova macia, em um intervalo de aproximadamente 15 dias. O ideal é a utilização de pouca água no processo, para evitar que a espuma interna do banco se encharque, tornando a secagem mais difícil.

Esfregue o sabão neutro em toda a superfície do assento, tomando o cuidado de não deixar o revestimento em contato com o sabão por muito tempo, para não provocar um desgaste prematuro do couro sintético. O processo de limpeza do couro natural é exatamente o mesmo.

O intervalo em que a hidratação deve ser feita varia conforme a região do país. Em locais mais quentes, o ideal é que seja feita a cada dois meses aproximadamente e em cidades mais frias, pode variar entre três e quatro meses. Espalhe o hidratante específico em todo o assento da motocicleta, deixando descansar sobre o couro natural ou sintético durante cerca de 12 horas para a devida absorção do produto. Retire o excesso com uma flanela.

Os produtos para a hidratação de couros devem ser voltados para esta finalidade e são facilmente encontrados em lojas de artigos para motociclistas. Utilizar outros produtos, como hidratantes corporais, óleos, silicone e cera automotiva podem provocar o desgaste antecipado do assento. Isso devido à corrosividade dos componentes químicos que compõem estes líquidos. Outro problema de utilizar produtos inadequados para a hidratação é que o banco pode acabar se tornando escorregadio e, dessa forma, bastante desconfortável para a pilotagem.