Concurso público da Câmara de Itu tem cargo suspenso

A Câmara de Vereadores de Itu comunicou na última quarta-feira (24) a suspensão do cargo de controlador interno do concurso público que será realizado no próximo dia 5 de maio para o Legislativo ituano, promovido pelo IGECS – Instituto de Gestão de Cidades. A decisão do presidente Dr. Ricardo Giordani (PSB) atende a uma recomendação da Justiça.

Segundo comunicado publicado pela Câmara, Giordani considera a recomendação expedida pela Promotora de Justiça Ana Helena de Almeida Prado Poltronieri de Campos, da 6ª Promotoria de Justiça de Itu, nos autos da Representação nº 88/24, proposta pelo Ministério Público de São Paulo. Com isso, fica suspenso do concurso exclusivamente o Cargo 505 – Controlador Interno, para devida adequação de requisitos, permanecendo os demais cargos inalterados. 

“Oportunamente serão publicadas novas informações, notadamente quanto ao julgamento da representação, estando até o presente momento mantidas válidas todas as inscrições efetivadas, aguardando-se apenas a adoção de meios para que novos candidatos, habilitados em outras áreas de ensino, além do direito, possam fazer suas inscrições e, a partir de então, seja designada nova data para prova, especificamente do Cargo 505 – Controlador Interno”, informa o comunicado da Câmara.

O documento também ressalta que, a depender da decisão, poderá haver novas publicações a qualquer momento, sendo de inteira responsabilidade do candidato seu acompanhamento através do site www.igecs.org.br, na área destinada ao Concurso Público, conforme prevê o Edital. A aplicação da prova para os demais cargos e vagas mantém-se na data prevista em edital.

O concurso

O concurso para 19 cargos terá a prova objetiva realizada no próximo dia 5 de maio. Ao todo foram 8.439 inscrições, sendo que os cargos mais procurados foram o de Ouvidor (1.657 candidatos), Auxiliar Administrativo II (1.539) e Agente de Comunicação (987). As provas serão aplicadas no dia 5 de maio. Os candidatos devem acessar o site do IGECS para conferir o local exato e horário de início das provas.

Os candidatos também deverão comparecer ao local com antecedência, portando documento oficial de identificação com foto, além de caneta esferográfica (azul ou preta), lápis e borracha. Orienta-se ainda, levar o comprovante de inscrição e/ou boleto bancário e respectivo comprovante de pagamento ou cartão de ensalamento. O tempo de duração da prova será de até três horas. Exclusivamente para o Cargo 507 – Procurador Legislativo, a duração da prova será de até quatro horas e, neste tempo, o candidato deverá realizar a prova objetiva e prova discursiva (Peça Processual/Parecer Jurídico).