Concurso público da Companhia Ituana de Saneamento deve acontecer no 2º semestre

Cerca de 120 vagas serão criadas para formação de equipe da CIS. Datas serão divulgadas em breve

 

Inaugurada no último dia 2 de fevereiro, a Companhia Ituana e Saneamento (CIS) deu andamento ao processo de consulta e contratação de empresa para ajudar na realização de concurso público para formação da equipe profissional. A expectativa é que as provas aconteçam no segundo semestre deste ano.

Quando a CIS entrou oficialmente em atividade, o prefeito de Itu Guilherme Gazzola (PTB) anunciou que cerca de 120 vagas seriam criadas para a companhia. Desde então, muitos ituanos têm demonstrado interesse no concurso público. Na ocasião, Gazzola também ressaltou que todos os funcionários seriam admitidos por concurso, com exceção de cerca de cinco comissionados, nas funções de diretores.

Questionada pelo “Periscópio”, a Prefeitura enfatiza que a CIS assumiu a operação por meio de um contrato de prestação de serviços, em caráter emergencial, visando a continuidade dos serviços essenciais de água e esgoto para a população ituana. “A CIS conta também com o quadro de 12 servidores que integravam a Agência Reguladora, que está em processo de extinção, e seis diretores nomeados”, destaca.

Ainda de acordo com o Executivo, a CIS passará por várias etapas de transição até estabilizar a sua estrutura organizacional. Os concursos públicos deverão acontecer em mais de uma etapa, começando no segundo semestre deste ano. “As datas e o número de vagas, quando definidos, serão amplamente divulgados”, observa.

 

Pagamento de contas

O “Periscópio” também indagou a Prefeitura sobre as formas de pagamento das tarifas de água e esgoto. O Executivo destacou que, além dos balcões das lotéricas e da Caixa Econômica Federal, já está disponível há algumas semanas o pagamento da conta por meios eletrônicos e por débito automático na Caixa Econômica Federal, no Banco Itaú e no Banco do Brasil. “A CIS ainda está negociando com Bradesco e Sicredi, que devem disponibilizar pagamento por meios eletrônicos e débito automático até o mês de junho”.

De acordo com a Prefeitura, o banco Santander somente disponibilizará seus meios de pagamento por meio de chamamento para credenciamento, que a CIS está viabilizando, mas o processo será mais demorado. “Para o débito automático, os bancos exigem que o cliente faça o cadastro da conta da CIS. Não seria permitido transferir o serviço automaticamente, por exemplo, da EPPO para a CIS, sem autorização formal do correntista”, destaca.