Conexão Jovem: ações de prevenção e de enfrentamento a vulnerabilidades e riscos 

A atriz Júlia Yamaguchi esteve no dia 9 de abril no Conexão Jovem, participando de uma roda de conversa (Foto: Divulgação)

No último dia 9 de abril, atriz Júlia Yamaguchi, conhecida por interpretar a personagem Scheyla na aclamada série “Sintonia”, da plataforma de streaming Netflix, esteve presente na cidade de Itu, participando do Conexão Jovem, serviço voltado ao público adolescente e jovem, onde participou de uma roda de conversa com reflexões socioeducativas, baseada em sua trajetória pessoal e profissional.

Com 32 anos, Júlia Yamaguchi tem se destacado por seu trabalho artístico com forte engajamento social. Além de “Sintonia”, ela integrou o elenco das séries “Unidade Básica” e “Rotas do Ódio”, todas produções que abordam importantes questões sociais. Destaca-se “Sintonia”, que alcançou sucesso internacional, figurando entre as séries mais assistidas da plataforma de streaming e chegando ao topo das produções de língua não-inglesa.

O encontro foi mediado pela equipe técnica do serviço municipal, que atua na promoção de ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento de vulnerabilidades e riscos sociais por meio do trabalho socioeducativo, da articulação comunitária, da realização de atividades culturais e da conscientização e garantia de direitos. 

Ao Periscópio, Vinicius Saldanha, psicólogo do Conexão Jovem, comentou a respeito do serviço. “O Conexão Jovem é um equipamento público municipal vinculado à Secretaria da Promoção e Desenvolvimento Social. O equipamento é voltado para adolescentes e jovens e desenvolve ações de prevenção e de enfrentamento a vulnerabilidades e riscos sociais”.

Segundo ele, o Conexão Jovem trabalha recebendo encaminhamentos de outros órgãos públicos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos e também realiza articulações comunitárias. Por esse motivo, as atividades coletivas realizadas pela instituição costumam abranger não apenas os adolescentes e jovens encaminhados, mas também sua rede de sociabilidade, familiares e amigos, já que o contexto social é muito importante para o desenvolvimento das potencialidades desse público atendido. O equipamento tem equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social e pedagoga.

No Conexão Jovem, são realizados atendimentos individuais de escuta e orientação para diversos temas da vida desses adolescentes e jovens, como escolarização, inserção no mercado de trabalho, práticas de vida saudável, esporte, cultura e lazer, dentre outros. Também são realizadas atividades grupais, como oficinas de música, passeios pedagógicos (visitas a outras instituições e espaços públicos diversos), saraus e outras atividades culturais, sempre permeadas por reflexões socioeducativas.  

“A ação realizada com a Júlia Yamaguchi é um exemplo de articulação comunitária que se deu como desdobramento de uma oficina de música realizada há vários anos pelo músico Rafael Bagdonavicius. Em contato com a Júlia em 2023, ela se interessou bastante pelo trabalho aqui realizado e pela possibilidade de dialogar com a juventude sobre sua trajetória de vida e profissional, participando de atividade conosco naquele momento e depois ela manifestou o desejo de retornar, agora com o final da série, para o diálogo com mais jovens”, acrescenta o psicólogo.

“Acho que o saldo de atividades como essa é a certeza de que a juventude precisa ser reconhecida pela sociedade em relação a suas potencialidades. É uma juventude que tem sim o que aprender, mas também tem o que ensinar. Nós precisamos não apenas construir uma sociedade melhor para a juventude, mas com a juventude, com protagonismo desse público, e a arte e a cultura periférica são grandes aliadas nessa construção”, destaca Saldanha.

O Conexão Jovem existe desde 2017 e funciona na Rua Santa Cruz, 660, Centro. O telefone/WhatsApp é o (11) 4013-1726.  “Apesar de o equipamento funcionar com encaminhamentos da rede, como em qualquer outro equipamento da Assistência Social as pessoas podem procurar espontaneamente para dúvidas e orientações, recebendo o acolhimento e o encaminhamento necessário, caso a demanda apresentada requeira atendimento de outros serviços”, encerra Saldanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *