Confira cuidados para se ter com o motor do carro durante o inverno
No inverno, com aquele friozinho, não dá nem vontade de sair da cama – e muitas vezes a sensação que se tem é que o carro também não quer trabalhar. A verdade é que se as baixas temperaturas acabam influenciando nas nossas “engrenagens”, no motor do carro não é muito diferente: tanto ele quanto todo o sistema elétrico precisam de mais energia para funcionar.
Por isso que muitas vezes o carro não pega de primeira ou acaba engasgando. Neste caso, a dica é só dar partida no carro com todos os equipamentos elétricos desligados. Além disso, saia de casa com um pouco mais de antecedência, de forma que você possa deixar o motor esquentando por pelo menos 15 minutos. Durante este tempo, o alternador repõe a energia fornecida pela bateria para dar a partida.
A bateria uma das mais prejudicadas pelo frio, que reduz a velocidade de reação dos seus componentes químicos. Para evitar problemas, procure revisar o sistema de partida, mantendo sempre os níveis de gasolina do reservatório de partida, por exemplo, e checar o nível de carga a própria bateria. Como ela é mais exigida, o gasto de carga também é maior. Você percebe logo quando o nível começa a baixar ao motor responder com lentidão ao girar a chave na ignição. Muito provavelmente é hora de dar uma carga ou trocar a bateria inteira.
Não esqueça que carro parado também consome bateria, já que alguns componentes não desligam nunca, permanecendo em stand by. Neste caso, se você for viajar e deixar o carro em casa sem uso por cerca de 20 ou 30 dias, a melhor coisa a fazer é desconectar o cabo do terminal positivo.
Não insista
Nessa época do ano é comum o carro não pegar de primeira e você ficar insistindo seguidamente. É compreensível, mas é também um grande erro: as velas podem se encharcar e causar um verdadeiro prejuízo. Espere um pouco enquanto o combustível evapora totalmente e tente de novo. Se não pegar talvez a visita do mecânico seja a melhor solução. Não esqueça de trocá-las no tempo regulamentar indicado no manual do proprietário, que geralmente é em torno de cada 10 mil km. Se elas estiverem escuras pode ser sinal da presença de óleo na câmara de combustão ou excesso de combustível.
A partida também não acontece se o motor de arranque estiver com problema, o que acontece com mais frequência no inverno. Por outro lado, como o afogador é mais requisitado nos meses mais frios, vale a pena verificar o carburador quando a estação começar.
Dependendo da rigidez do inverno, muito provavelmente você passará um tempo sem ligar o ar-condicionado, o que provavelmente fará com que as borrachas de vedação fiquem ressecadas e a tubulação seja danificada. A dica é ligá-lo toda semana por pelo menos 10 minutos, fazendo com que o gás circule pelos tubos lubrificando as borrachas.
Outras dicas
Nada de ligar e desligar o carro no congestionamento! Mantenha-o ligado em ponto morto e paciência para andar em primeira por um longo tempo. Você pode até achar que está economizando combustível, mas na verdade está exigindo mais de todo o sistema, sobrecarregando todas as peças.
Por outro lado, dê preferência ao freio de mão em vez do pedal: o freio em marcha lenta exige muito mais da bateria. Por último, mas não menos importante, olho no painel. Luzes oscilando ou luz de advertência acesa mesmo com o carro parado são sinal de que o alternador não está bem. Os problemas na peça são uma das causas mais frequentes de pane elétrica em engarrafamentos.
Siga essas dicas, não esqueça das revisões periódicas e mantenha seu carro em pleno funcionamento mesmo nas temperaturas mais baixas.