Conheça alguns modos de se preservar o câmbio de dupla embreagem do carro
As transmissões automatizadas de dupla embreagem são rápidas, eficientes, versáteis, suaves nas mudanças de marcha e podem servir a um veículo compacto ou a um superesportivo.
A dupla embreagem tem uma atuação em marchas ímpares, outra nas pares e ré. Por isso, deve-se tomar algumas precauções para que essa caixa funcione sem problemas por muito tempo.
Confira alguns cuidados que vão preservar sua transmissão automatizada de dupla embreagem:
- Não coloque o câmbio em neutro
Em carros manuais, deve-se pisar na embreagem para desacoplar a transmissão do motor. Câmbios de dupla embreagem fazem isso por conta própria, evitando desgastes nos discos de embreagem. Por isso, não é necessário colocar o câmbio de dupla embreagem em “N” (neutro) sempre que o carro para.
2. Não tire o pé do freio em ladeiras
Quando estiver parado em uma ladeira, não tire o pé do freio. Em um câmbio manual, o efeito é parecido com o ato de “segurar” o carro no mesmo lugar só com o acelerador e embreagem.
Se seu carro tiver assistente de partida, ele permanecerá imóvel por alguns segundos enquanto você aciona o acelerador. Mas, caso não faça isso, a embreagem entrará em ação para tentar segurar o carro. Isso superaquece o componente e provoca desgaste prematuro.
- Não ande devagar demais por muito tempo
Andar em baixa velocidade, rebocar peso em excesso ou subir ladeira muito lentamente agrava o desgaste da embreagem. São outras situações que sujeitam a embreagem a não se acoplar ao volante do motor por inteiro para manter a velocidade.
- Trocas de marcha em aceleração e frenagem
Aumentar a marcha durante frenagens ou reduzir a marcha em aceleração prejudica as transmissões de dupla embreagem. Isso pode acontecer quando o motorista interrompe uma retomada ou numa aproximação a um farol vermelho que muda para verde pouco antes de o carro parar.
Nos dois casos o câmbio identificará a iminência de uma parada e a retomada vai demorar mais do que o normal. A reação instintiva, de fazer trocas manuais, é danosa neste caso.
- Não segure o freio e o acelerador por muito tempo
A não ser que você esteja querendo medir o zero a 100 km/h do carro, não precisará pisar no acelerador e no freio ao mesmo tempo. É outra forma de acentuar o desgaste do conjunto de embreagens e de superaquecer o conjunto.