Conheça as diferenças entre o etanol e a gasolina comum
Manter um veículo não é fácil, ainda mais porque ele sempre precisará de combustível para funcionar. Além de revisões periódicas, os gastos com combustível fazem diferença no fim das contas.
Há algumas opções de combustíveis que ficam à disposição do motorista, mas os mais comuns, gasolina e etanol, possuem diferenças notáveis no custo e também nas características.
O etanol forma menos carbonização e tem uma queima mais limpa. Entretanto, possui uma lubricidade menor que a gasolina. Dessa forma, é comum que o etanol force mais a bomba do combustível. Em contrapartida, se o condutor faz uso do carro em trajetos pequenos nas cidades, o motor não chega na temperatura ideal, podendo fazer com que o etanol se dilua no óleo lubrificante. Se isso acontecer, é recomendado pelo manual dos veículos que a troca do óleo do carro seja feita com maior frequência.
A gasolina comum é menos recomendada para os automóveis porque em sua fórmula não existem substâncias que possam proteger o motor. Sem proteção, o motor tende a ficar sujo, o que pode comprometer seu funcionamento, gerando um aumento considerável no consumo do combustível.
Além da gasolina comum, há também as gasolinas aditivada e premium. A aditivada ajuda a conservar e manter o motor mais limpo, uma vez que possui aditivos que agem como detergentes e dispersantes, evitando assim, que o motor sofra com o acúmulo de carbonização.
Abastecer com gasolina premium pode ser uma boa ideia quando o carro é importado, principalmente os esportivos, já que são fabricados para rodarem com mais octanagem por terem uma taxa de compressão mais alta.