Conheça mais sobre os Jogos Olímpicos da Era Moderna

Primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna aconteceram na Grécia em 1896

Por intermédio do francês Barão de Coubertin, começava em Atenas, na Grécia, em 6 de abril de 1896, a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Motivado pelo ideal da educação por intermédio do esporte, Charles Freddie Pierre, o Barão de Coubertin, queria unir os povos por meio do esporte, promovendo a paz. A célebre frase “o importante é competir” lhe é atribuída. 

A primeira edição, na Grécia, contou com 285 atletas de 13 países, disputando as modalidades atletismo, ciclismo, luta, esgrima (era a única que admitia profissionais na época), ginástica, halterofilismo, natação e tênis. Vale destacar que as mulheres era proibidas de disputar os jogos. Os atletas dos Estados Unidos, ganhando 11 provas, sagraram-se campeões.

A partir disso, a cada quatro anos e cada edição em um local diferente, os Jogos Olímpicos cresceram e tornaram-se, com o passar dos anos, a maior competição esportiva do planeta.

Antiguidade – O nome Olimpíadas remete à cidade de Olímpia, na Grécia, onde a competição foi criada em cerca de 2.500 a.C.. Uma festa esportiva em homenagem a Zeus.

A competição era tão importante, que até interrompiam guerras. As competições ocorriam no santuário de Olímpia. A decadência começou quando os romanos tomaram a Grécia, no século 2 a.C., sendo que em 392 veio a proibição, por intermédio do imperador Teodósio I, que converteu-se ao cristianismo e proibiu todas as festas pagãs, inclusive a Olimpíadas, já que homenageavam Zeus.