Conheça mais sobre os Jogos Olímpicos da Era Moderna
Por intermédio do francês Barão de Coubertin, começava em Atenas, na Grécia, em 6 de abril de 1896, a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Motivado pelo ideal da educação por intermédio do esporte, Charles Freddie Pierre, o Barão de Coubertin, queria unir os povos por meio do esporte, promovendo a paz. A célebre frase “o importante é competir” lhe é atribuída.
A primeira edição, na Grécia, contou com 285 atletas de 13 países, disputando as modalidades atletismo, ciclismo, luta, esgrima (era a única que admitia profissionais na época), ginástica, halterofilismo, natação e tênis. Vale destacar que as mulheres era proibidas de disputar os jogos. Os atletas dos Estados Unidos, ganhando 11 provas, sagraram-se campeões.
A partir disso, a cada quatro anos e cada edição em um local diferente, os Jogos Olímpicos cresceram e tornaram-se, com o passar dos anos, a maior competição esportiva do planeta.
Antiguidade – O nome Olimpíadas remete à cidade de Olímpia, na Grécia, onde a competição foi criada em cerca de 2.500 a.C.. Uma festa esportiva em homenagem a Zeus.
A competição era tão importante, que até interrompiam guerras. As competições ocorriam no santuário de Olímpia. A decadência começou quando os romanos tomaram a Grécia, no século 2 a.C., sendo que em 392 veio a proibição, por intermédio do imperador Teodósio I, que converteu-se ao cristianismo e proibiu todas as festas pagãs, inclusive a Olimpíadas, já que homenageavam Zeus.