Contas do ex-prefeito Tuíze em 2014 são aprovadas pela Câmara de Itu em sessão
Apenas a vereadora Maria do Carmo Piunti foi contrária, dizendo que não pode aprovar um parecer com ressalvas do TCE
A Câmara Municipal aprovou as contas do ex-prefeito de Itu Antonio Luiz Carvalho Gomes, o Tuíze, referentes ao exercício de 2014. A aprovação seguiu o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, que entendeu que as recomendações apontadas pelo Tribunal de Contas são passíveis de regularização.
O parecer do TCE, porém, tinha sido inicialmente desfavorável e, após reexame, passou para favorável com recomendações. Essas ressalvas fizeram a vereadora Maria do Carmo Piunti ser contra a aprovação das contas. “O Tribunal de Contas adotou um critério que é meio parecido com a progressão continuada da Secretaria da Educação do Governo do Estado”, comparou. Para ela, o TCE está passando a papelada para frente.
Já Dito Roque, primeiro-secretário da Câmara, relembrou que passou por situação semelhante quando foi presidente da Câmara. “Tem muitos ex-prefeitos que ainda continuam respondendo. É um absurdo”, declarou. O edil ainda disse “processo em andamento não significa nada”. “Processo só tem valor quando a sentença é transitada e julgada em último recurso”, explicou o decano.
Líder da atual gestão, Giva disse que não iria se acovardar e lembrou que fez parte em certo momento da gestão anterior, além de criticar a postura do TCE. “O Tribunal de Contas é uma água de salsicha: não serve pra nada. Na Justiça não existem ‘meia culpa’. Ou é culpado ou é inocente”, disse o edil, apontando que o tribunal joga a responsabilidade para a Câmara.
“Eles rejeitaram, depois reviram e está tudo legal. Agora vejam: colocam a batata quente na mão do legislador”, argumentou, apontando que a regra deve ser mudada. O parecer acabou aprovado por 11 votos a 1, sendo Maria do Carmo a única contrária.