Contra assaltos, Polícia Militar aponta dicas de segurança para a população

Objetivo é conscientizar os ituanos e auxiliar as autoridades no combate frequente ao crime

Daniel Nápoli

Recentemente, três estabelecimentos comerciais da região central da cidade sofreram com assaltos promovidos por um mesmo indivíduo, que pouco tempo depois foi localizado e detido pela Polícia Militar. Porém, o meliante, após ter sido preso, foi apresentado à audiência de custódia no Fórum de Itu e acabou liberado.

Diante do caso, o “Periscópio” entrou em contato com a Polícia Militar para saber a respeito do trabalho desempenhado pela mesma para coibir tais atos criminosos, além de fornecer dicas para que a população possa transitar pelas ruas com mais segurança.

Para a pessoa que pretende utilizar os caixas eletrônicos de agências bancárias, o Capitão PM Carlos Eduardo Carrilho, do 50º Batalhão da Polícia Militar do Interior, aconselha: “Se for possível, faça a transação financeira pela internet, evitando assim o saque do dinheiro. Caso seja inevitável e a pessoa tenha que ir até a agência fazer o saque, jamais deve aceitar conselhos de pessoas estranhas que não sejam funcionárias do banco e sempre procure sacar o mínimo de dinheiro possível”.

Reforçando as orientações de segurança, ele alerta para a importância de evitar a distração. “No caso da mulher, quando estiver de bolsa, ande com a mesma sempre à frente e homens e mulheres que usarem mochila, evitem deixar objetos de valor nas mesmas. Outro ponto importante é o celular. Ande com ele guardado, em local seguro, em um bolso em que o aparelho não fique visível”.

A autoridade policial explica ainda que, na região central da cidade, mais precisamente nas imediações das Praças da Independência (Largo do Carmo) e Praça Padre Miguel (Largo da Matriz), se encontra a Base Comunitária Móvel da PM, a qual qualquer cidadão que notar alguma atitude suspeita ou sofrer alguma ação criminosa pode solicitar auxílio ou acionar a Polícia Militar através do 190.