Convenção oficializa candidatura de Gilmar Pereira a prefeito de Itu

Gilmar, Janaina e Gazzola subiram ao palco acompanhados de familiares (Foto: Divulgação)

No último sábado (20) foi realizada a convenção partidária do Partido Progressista (PP) de Itu, que oficializou a candidatura do ex-secretário de Planejamento Gilmar Pereira a prefeito. Ele terá a ex-secretária de Saúde, Janaina Camargo (PSB), como vice na chapa. O evento, que foi realizado no Itu Plaza Hotel, reuniu cerca de 1,6 mil pessoas, segundo os organizadores.

Além do PP e do PSB, a coligação apoiada pelo atual prefeito, Guilherme Gazzola (PP), conta com os partidos Mobiliza, PDT e a Federação PSDB/Cidadania. Denominada “Mudança sem Risco”, a chapa lançará 70 candidatos a vereador nas eleições que acontecem no dia 6 de outubro. Apesar de agora os nomes terem sido oficializados, a campanha eleitoral só começa oficialmente no dia 16 de agosto.

A convenção contou com a presença de diversos vereadores que fazem parte da base do prefeito Gazzola na Câmara – apenas Normino da Rádio (Cidadania) não tentará a reeleição -, além de apoiadores, familiares e representantes de partidos, como o deputado federal Jonas Donizette (PSB). Os deputados estaduais Capitão Telhada (PP), Rogério Nogueira (PSDB) e Maria Lúcia Amary (PSDB) e o deputado federal Maurício Neves (PP) enviaram vídeos. Gazzola estava acompanhado da filha Milena e Janaina do filho Felipe. Já Gilmar subiu ao palco com a esposa, Lucimara.

“Hoje, diante de todos vocês, me lanço ao maior desafio da minha vida. De mãos dadas com todos vocês, com muito trabalho, andando de casa em casa, unidos dia a dia por Itu cada vez melhor”, afirmou Gilmar em seu discurso. “Vamos trabalhar muito. Não vamos retroceder. E eu tenho a certeza de que nós vamos vencer”.

Outras convenções

A próxima convenção partidária será da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB, que deve confirmar a candidatura do Prof. Anderson Silva (PT). O evento acontece na sede do Sindicato dos Metalúrgicos neste sábado (27). O vice ainda não foi definido. A coligação de esquerda também deverá contar com a Federação PSOL/Rede Sustentabilidade e apoio da Unidade Popular.

Em seguida, o PL realiza a convenção que irá oficializar a candidatura do deputado estadual Rodrigo Moraes (PL) a prefeito. Ele terá Maria do Carmo Piunti (MDB) como candidata a vice. Além de PL e MDB, Democracia Cristã e Podemos integram a coligação. A convenção acontece na segunda-feira (29), no Itu Plaza Hotel.

No dia 2 de agosto acontece a convenção do Republicanos para confirmar a candidatura do ex-prefeito Herculano Passos. O nome do vice ainda não foi definido. O evento acontece no Espaço Luna Eventos. Também fazem parte da coligação os partidos Avante, Agir e PMB.

Por fim, no dia 3 de agosto, na Câmara de Vereadores, o PSD realiza a convenção de oficialização da candidatura do ex-vereador Matheus Costa a prefeito – que anunciou o Coronel Marco Antonio Augusto como pré-candidato a vice-prefeito. Também integram a coligação os partidos União Brasil, PRTB, PRD e Solidariedade. 

A convenção partidária é um encontro formal entre filiadas, filiados e uma legenda política, realizado de acordo com as normas estatutárias da agremiação. O prazo máximo para a realização das convenções partidárias é o dia 5 de agosto. 

Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro.