Copa do Brasil: Ituano vai estrear no Amazonas
Na tarde desta quarta-feira (08), na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro/RJ, aconteceu o sorteio dos jogos da primeira fase da Copa Betano do Brasil 2023. O Ituano, que volta a disputar a competição após cinco anos, irá enfrentar nesta fase o Princesa do Solimões, clube do Amazonas. O confronto será disputado em partida única, sendo que, se houver empate, o Ituano fica com a vaga para a segunda fase.
O Princesa do Solimões é um clube amazonense sediado na cidade de Manacapuru, sendo um dos clubes mais tradicionais do interior do Amazonas. O time manda seus jogos no estádio Gilbertão, com capacidade para 15 mil pessoas. Manacapuru localiza-se na região metropolitana de Manaus e é a quarta cidade mais populosa daquele Estado. A distância entre Itu e Manacapuru é de 3.905,4 km.
O adversário do Galo é o líder do Campeonato Amazonense atual, com nove pontos conquistados em três jogos disputados. Fundado em 1971, o clube foi finalista do Amazonense em 1995, 1997, 2013, 2014, 2016 e 2022, sendo campeão em 2013. O outro confronto da chave é entre Ceará e Caldense.
A princípio o jogo está marcado para 22 de fevereiro, uma quarta-feira. O horário ainda não foi confirmado. A última participação do Ituano na Copa do Brasil aconteceu em 2018, quando foi eliminado pelo Uberlândia ainda na primeira fase. A melhor campanha do rubro-negro na competição ocorreu em 2005 e 2015, quando o time chegou às oitavas de final.