Coral Vozes de Itu celebra 60 anos de fundação

Coral Vozes de Itu em 1965, ano de sua fundação (Foto: Arquivo/Vozes de Itu)

Neste final de semana, o Coral Vozes de Itu celebrará os sessenta anos de sua fundação. Para tanto preparou-se para participar de uma Missa Jubilar e realizar uma Seresta. Na Igreja do Carmo, onde tudo começou, o grupo participará da missa das 18h deste sábado (03, com repertório especial, obras históricas dos compositores Elias Álvares Lobo e Tristão Mariano da Costa, que fazem parte do patrimônio cultural de Itu. 

Já no domingo (04), às 10h30, o Vozes de Itu realizará uma seresta no Espaço Fábrica São Luiz, quando seus cantores exibirão melodias do tradicional repertório brasileiro. O evento será dirigido pelo maestro William Dolfini, regente do coral, acompanhado pelo violonista Gilmar de Campos. Nesse momento será aberta, no Espaço Fábrica, a exposição “Vozes de Itu, desde 1965”, organizada pelo Museu da Música – Itu, do qual o coral é o maior parceiro.  

Segundo a presidente da entidade, Maria Aparecida Nobre Garcia, ao longo de seis décadas, o Vozes de Itu tem se salientado nos meios culturais da cidade, mantendo viva a tradição musical, criando momentos de reflexão e entretenimento para a sociedade, daí a sua expressividade. Os eventos são abertos ao público em geral, especialmente aos antigos cantores do grupo e seus fundadores. 

Entenda a história

O Coral Vozes de Itu foi fundado em 7 de maio de 1965 nas dependências da igreja do Carmo, por iniciativa de jovens interessados em manter um grupo de canto coral independente em Itu. Seu primeiro regente foi o Frei Lino Zumstein. Desde então o grupo participou de montagens de ópera, performances teatrais, encontros de corais, realizou centenas de concertos, saraus, cantando em Itu e em cidades paulistas e em Minas Gerais. 

O Coral Vozes de Itu é também o principal divulgador das obras históricas escritas no século XIX por compositores de Itu, como Elias Lobo, Tristão Mariano da Costa e José Mariano. O grupo é mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu, criada em 1966, que tem por presidente Maria Aparecida Nobre Garcia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *