Coral Vozes de Itu comemora 55 anos
Neste mês de maio, o Coral Vozes de Itu comemora 55 anos de atividade ininterrupta de canto coral. Em 7 de maio de 1965 aconteceu o primeiro ensaio do grupo, em uma das salas da Igreja do Carmo. A primeira apresentação foi em outubro do mesmo ano. O Vozes de Itu já realizou centenas de concertos, performances artísticas, participou de montagem de óperas e de algumas edições do Festival de Artes de Itu, sob a regência do Maestro Eleazar de Carvalho.
Há 30 anos o coral se dedica também à recuperação e execução de obras musicais de compositores de Itu. Em união com a Igreja Católica mantém vivo o patrimônio cultural da Semana Santa. Desde 2001 realiza saraus de época, com música e performances em lugares históricos da cidade. Em 2019, em parceria com o Museu da Música – Itu, trouxe à vida a “Oratória de Nossa Senhora da Conceição”, composição de Elias Lobo, cantada em algumas cidades da região.
Já em 2020 se apresentou no Museu de Arte Sacra de São Paulo e conduziu a Caminhada Histórica pelos monumentos de Itu, no aniversário da cidade. Ao celebrar 55 anos, impossibilitado de ensaiar e se apresentar, dada a pandemia de coronavírus, o coral quis marcar a data com um agradecimento especial aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente, cuidando dos infectados.
Para conferir o vídeo especial que o Coral Vozes de Itu fez para agradecer os profissionais da saúde, acesse https://bit.ly/coralvozesdeitu. O Coral é mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu, que tem por presidente a Sra. Maria Aparecida Nobre Garcia. Mantém parceria de cooperação cultural com o Instituto Cultural de Itu, mantenedora do Museu da Música e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu.