Coral Vozes de Itu comemora 58 anos de atividades

No próximo sábado (06), o Coral Vozes de Itu comemorará os 58 anos de sua fundação justamente no local em que realizou seus primeiros ensaios, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, participando da missa das 18h que será celebrada em agradecimento.

O Vozes de Itu, foi fundado por um grupo de jovens cantores, tendo por regente o Frei Lino Zunsteins O.C. Ao longo de sua história, realizou diversos tipos de eventos, concertos, saraus, performances, peças de teatro e montagens de ópera. Participa também de cerimônias religiosas como o Ofício de Trevas, que ajudou a recuperar há vinte anos e da Procissão de Passos, em que sustenta os motetes de José Mariano da Costa Lobo.

Desde 1995 o grupo se especializou no trabalho de recuperação da obra musical de compositores ituanos. Hoje trabalha em parceria com o Museu da Música – Itu nessa importante atividade de valorização do patrimônio imaterial da região.

O grupo tem se apresentado também em cidades próximas, como Campinas, São Paulo, Porto Feliz, Salto, Cabreúva e Sorocaba. Na celebração do próximo sábado, o repertório musical será todo dos compositores de Itu, desde o padre Jesuíno do Monte Carmelo até Tristão Mariano da Costa.

O grupo, mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu, entidade sem fins lucrativos, composta por cidadãos que acreditam no trabalho do Coral e colaboram financeiramente para manutenção do grupo. É esta associação que oferece à cidade, graciosamente, as participações do Vozes de Itu, pois o trabalho de seus cantores é voluntário.

Quem quiser fazer parte como colaborador do projeto que recupera e mantém vivo o patrimônio musical de Itu pode entrar em contato pelo e-mail vozesitu@gmail.com. A Associação Cultural Vozes de Itu tem por presidente a sra. Maria Aparecida Nobre Garcia e o regente do grupo é Luís Roberto de Francisco.