Criado em Salto o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Dentre as funções do Conselho, está o formular diretrizes e promover políticas em todos os níveis da administração pública

Após aprovação da lei pela Câmara dos Vereadores, foi sancionada pelo prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, no último dia 4, a criação do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher).

Dentre as finalidades do CMDM estão o promover no município políticas que visem eliminar a discriminação da mulher, assegurando-lhe condições de liberdade e de igualdade de direitos, bem como sua plena participação nas atividades políticas, econômicas e culturais; formular e propor diretrizes de ação governamental voltadas a promoção dos direitos das mulheres; atuar no controle social e políticas sociais de igualdade de gênero.

O Conselho será composto por 16 mulheres com reconhecida atuação na luta em defesa dos direitos das mulheres, sendo oito conselheiras titulares e oito suplentes, representantes da sociedade civil e poder público.

As representantes do poder público serão designadas pelos secretários das pastas de Governo, Ação Social e Cidadania, Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Finanças.

Já as representantes da sociedade civil, serão indicadas por organizações e entidades municipais que serão eleitas em assembleia, convocada pelo poder público para esta finalidade. O mandato do CMDM será de dois anos, sem qualquer remuneração.

Para a secretária de Ação Social e Cidadania, Lucília Barbosa de Jesus, a criação do conselho que será agregado a sua pasta, será mais um passo para que seja garantido os direitos das mulheres: “O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres terá como objetivo tornar ações voltadas para as mulheres em políticas públicas. Vamos garantir cada vez mais as mulheres esses direitos que já tem, mas muitas vezes ainda não foram alcançadas. Hoje, na cidade, somos a metade da população. Não queremos ser melhores do que os homens, queremos ter o poder de pensarmos juntos, de termos cada vez mais espaço e andarmos juntos”.