Cruzamento em Itu gera transtornos para pedestres e motoristas

Trânsito está caótico de acordo com motoristas que trafegam entre a Vila Nova, Novo Centro e Centro (Foto: Daniel Nápoli)

Recentemente, uma alteração no trânsito na Rua Capitão Fleming tem gerado reclamação de pessoas que transitam pelos bairros Itu Novo Centro, Vila Nova e Centro. Agora, o sentido do trânsito é bairro-Centro, ficando proibido o sentido inverso a parir da Rua Silva Castro, com os motoristas que trafegam pela Rua Capitão Fleming devendo virar à esquerda na Rua Dr. Silva Castro, sentido Itu Novo Centro.

De acordo com o comerciante Luiz Scarso, de 60 anos, o tráfego complicou com as mudanças, principalmente devido a presença da Escola Etapa na Rua Capitão Fleming. “Dei o azar de pegar horários de pico da saída da escola. Em um dia, peguei a rua nova [Moysés Leis] para ‘ganhar’ a Capitão Fleming, mas acabei de entrar e estava tudo parado”, relata.

“Foi quase 10 minutos para poder atravessar o trânsito ali. Eu ia sentido Centro. No dia seguinte, eu estava com o meu filho e a gente descia a Silva Castro e entramos na Capitão Fleming e novamente parou tudo de novo, e quando chegou na Capitão Fleming outro agravante: quem vinha do Itu Novo Centro para o Centro tinha preferência de entrar. E ficamos presos no abre e fecha sinal”, relata.

O comerciante sugere. “Pega a Rua 24 de Fevereiro dali para frente e deixa a Capitão Fleming mão única sentido bairro-Centro. Melhoraria bem. Daí da Rua Silva Castro para a 24 de Fevereiro você teria uma pista dupla para fluir o tráfego, mesmo que o pessoal fosse estacionar. Outra alternativa seria a Capitão Fleming ser totalmente bairro-Centro”.

Além do comerciante, outras pessoas reclamaram das alterações no trânsito, nas redes sociais. “Está horrível, logo não vai ter como chegar em casa, é tudo contramão”, disse Claudete Candiani Carlini. “Não entendo de trânsito, mas ontem me perdi com tantas ruas contramão”, comentou Antonina Bolognesi.

A reportagem do Periscópio então procurou a Prefeitura para tratar do assunto. A administração municipal informou em nota que a definição das regras de tráfego na recém-inaugurada Rua Moysés Leis, na Vila Nova, teve por objetivo a ampliação aos acessos ao Centro da cidade, melhorando a fluidez do sentido bairro/centro, com o emprego do sistema binário. “Esse padrão também permite um melhor aproveitamento da via com a possibilidade da implantação de vagas de estacionamento em 45 graus”.

Quanto ao recorrente congestionamento nos arredores da escola particular na Rua Capitão Fleming, o Departamento de Trânsito comunica que “está programada a alteração do semáforo próximo e a ampliação da área de embarque desembarque, com a devida orientação aos pais. Além disso, as pinturas de solo que estão ocorrendo no trecho deverão ser concluídas nos próximos dias, diminuindo os transtornos relatados”.