Curso de direção defensiva busca qualificar motoristas da PM
Treinamento foi aplicado na última semana e teve carga horária de 35 horas, intercalando prática e teoria
Durante toda a última semana, através do Ten. Cel PM Carlos Alexandre de Mello, comandante do 50° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), foi realizado o Curso de Especialização Profissional de Técnicas de Direção Policial Preventiva.
As aulas teóricas aconteceram na própria sede do 50° BPMI localizado na Vila Leis, e as aulas práticas no Kartódromo Schincariol, com exceção do dia 31 (quinta-feira), quando o treinamento aconteceu em um trecho urbano, com deslocamento pela cidade e rodovias, com provas ocorridas no bairro Parque América.
Destinado principalmente aos motoristas que atendem chamadas através do telefone 190, o curso contou com 22 alunos e teve a coordenação do Capitão Eliéverson, da Escola Superior de Soldados, com sede no bairro de Pirituba, na capital paulista, tendo como instrutora, a Tenente Ana, do 50° BPMI.
O objetivo geral do curso foi especializar condutores de veículos oficiais a conduzirem a viatura de maneira mais eficiente, respeitando a legislação em vigor, empregando técnicas para prevenção de acidentes de trânsito.
Também participaram do treinamento, que teve carga horária de sete horas diárias, dois soldados da Força Aérea Brasileira, além de um Cb da PM do Estado de Minas Gerais. Segundo a Tenente Ana, esse curso é de extrema importância, principalmente para a segurança dos policiais e transeuntes. “Além das técnicas de direção são passadas ao policial a forma correta de se posicionar atrás do volante, com aulas teóricas de ergonomia (ajuste, conforto e posicionamento correto do motorista), além de inspeções de segurança da viatura como calibragem dos pneus e ajustes mecânicos, o curso tem foco na segurança em deslocamentos de uma ocorrência policial”, explicou. (F.C)
Fotos: Fernando Campos