Dando nova vida à história: a revitalização do Parque Rocha Moutonnée de Salto
Por André Guida
O Parque da Rocha Moutonnée, fundado em 1991 e pertencente ao município de Salto, pode ser, aparentemente, um simples espaço público para o lazer da população em meio ao verde. Longas passeadas, um clima ameno e controlado, mas pouco se valoriza (ou assim era) seu real significado, que consegue nos contar uma fração chave da história e da formação do mundo e de nosso país.
Um reflexo tão vital de nossa história não podia ser deixado ao acaso, e graças a isso a Prefeitura de Salto comprometeu-se, nos últimos anos, a uma reforma estruturada para um reaproveitamento de um espaço, primariamente de lazer, para um centro de cultura e de observação geológica e paleontológica.
Foi a partir de 4 de julho de 2022 que a Prefeitura iniciou as reformas do parque, em colaboração com Century Construções Comércio e Serviços Eireli e VEC Engenharia, Arquitetura & Gestão Ltda. em visão da valorização do espaço, além do aumento de pontos turísticos da cidade de Salto, com subsequententes resultados financeiros para todo o Município.
Agora, onde antes havia somente trilhas, arvores frutíferas e a homônima Rocha Moutonnée, formação granítica do Vale do Paraná, serão postas quatro réplicas de dinossauros em tamanho natural (em destaque a réplica de um Brontossauro de 15 metros) além de atrações informativas e didáticas para a conscientização popular sobre a importância da Rocha.
Segundo a Secretaria de Turismo de Salto, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão em obras somente no Parque, mas outros espaços turísticos do município estão sendo reestruturados, como o Mirante da Cachoeira, o que torna o processo de reabertura mais complexo. O parque tem reabertura prevista para o próximo sábado (30), contanto com outras atrações além da Área dos Dinossauros e espaços de serviços, além de estacionamentos.