De volta à política, Balbina promete ser a mesma de antes

Balbina de Paula Santos está de volta à Câmara após oito anos (Foto: André Roedel)

Balbina de Oliveira de Paula Santos, ou simplesmente Balbina (PP), é um nome conhecido na política ituana. Já foi vereadora outras vezes e presidente da Câmara, assim como o marido, Paulo Henrique (Paulão). O filho seguiu a carreira, sendo vereador na legislatura passada e hoje é secretário municipal de Governo.

Hoje empresária, proprietária de um camping, Balbina perguntou ao filho se ele seria candidato este ano. Como ele declinou, ela resolveu se candidatar. “Então eu falei: agora é a minha vez”, diz ela, que sempre gostou de política. Foi eleita com 941 votos, na 13ª cadeira, e retornará ao Legislativo após oito anos longe.

Ela comenta que a política mudou com a tecnologia, assim como a forma de fazer campanha. Mas se considera uma vitoriosa, já que não teve equipe e contou com pouco recursos (próprios, segundo ela). Balbina diz estar feliz com a vitória, mas já antecipa que não sabe se tentará a reeleição em 2028.

“Voltei mesmo porque eu gosto. Eu quero dar agora a oportunidade para gente nova”, afirma ela, que pretende ser a mesma Balbina de sempre no novo mandato. “Sempre fui independente, sempre respeitei a todos os prefeitos e vou continuar respeitando e ajudando a cidade”, declara ela, que quer colaborar com o possível com o prefeito eleito Herculano Passos (Republicanos), com quem ainda teve pouco contato após a eleição, segundo ela, mas que não tem nada contra.

“Se o Legislativo for todo contra, fica difícil de trabalhar. O que for bom para a cidade, eu estou aqui para ajudar”, declara ela, que torce por um bom mandato. Próxima do deputado federal Paulo Freire Costa (PL), Balbina espera estabelecer pontes também com outros parlamentares para atrair recursos para a cidade.

Balbina ainda teve pouco contato com os vereadores eleitos e não conhece muito os novos nomes, mas espera que a relação entre eles seja respeitosa, sem brigas. “Agora é um novo ciclo. O vereador está interessado que a cidade tenha desenvolvimento”, afirma ela.

Apesar da experiência anterior, Balbina diz que será uma “novata” na Câmara e, por isso, não tem pretensão em concorrer à presidência. Também não vê resistência ao nome de Neto Beluci (Republicanos), o favorito a vencer a eleição. Mas ela destaca que existem outros nomes com competência para o cargo. “O importante é não deixar o poder subir à cabeça”.

Balbina destaca o aumento de mulheres na Câmara, já que agora serão quatro vereadoras – algo inédito. “Fiquei super feliz. A cada eleição aumenta um pouco. Eu acho que a mulher é muito poderosa. Ela sabe o poder dela, mas ela ainda não se infiltrou na política”, afirma ela, que espera companheirismo entre as parlamentares. Para ela, é bom ter a opinião tanto da mulher quanto do homem na política, e a participação feminina precisa aumentar, mas o machismo e o preconceito ainda são impedimentos.

Na Câmara, Balbina diz que todas as áreas da cidade merecem atenção, mas uma em especial é a habitação. “A cidade há muito tempo não tem casas populares e as pessoas acabam morrendo sem conquistar o sonho da casa própria”, conta a vereadora eleita, que promete atenção ao tema.

Por fim, Balbina diz que o cidadão pode contar com ela sempre. “Eu estarei na Câmara como sempre estive atendendo a todos”, declara a vereadora, que quer também estar presentes também nos bairros. “Eu quero ser a voz dos cidadãos, não só dos meus eleitores”, encerra.