Departamento de trânsito de Itu amplia ações para diminuir congestionamentos no Centro
De acordo com dados divulgados recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), entre 2011 e 2021, houve um aumento o número de carros na cidade de Itu de 44,5%, chegando ao total de 136 mil veículos no município.
Diante desse crescimento, a Prefeitura de Itu informou à equipe do Jornalismo CEUNSP que, para minimizar os impactos que esse aumento tem causado no município e, principalmente no centro histórico da cidade, vem tomando uma série de medidas.
“O principal impacto sentido, de acordo com o Departamento de Trânsito, é a lentidão do fluxo nos horários de pico”, esclareceu a Prefeitura da cidade que apontou, ainda, algumas medidas que estão sendo tomadas pelo departamento na região do Centro histórico.
Em nota, a administração esclareceu que para amenizar esse reflexo do aumento de veículos, os semáforos em boa parte da região central de Itu são programados no esquema conhecido como “onda verde”, que permite maior fluidez nas vias e reduz a incidência de congestionamentos.
O Departamento de Mobilidade da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, vem ampliando o sistema binário (adoção de sentidos opostos em ruas paralelas) nas vias do Eixo Histórico, como ocorre nas ruas Santa Cruz, Santa Rita, Floriano Peixoto e Andradas.
O mesmo departamento está implantando medidas para humanizar o trânsito no Centro como, por exemplo, a criação de rotas para bicicletas, com sinalização específica para destacar a prioridade deste tipo de veículo para o trecho. “A ideia é incentivar o uso de veículos não motorizados e estimular a presença de pedestres, assim como já ocorre com o Boulevard em vigor na Rua Floriano Peixoto desde 2020”, concluiu.
Edição, texto e reportagens: Leticia Petrelli