Deputado estadual Carlão Pignatari é eleito presidente da Alesp

Eleição aconteceu durante sessão preparatória realizada na segunda (Foto: Agência Alesp)

Eleito com 65 votos, o deputado Carlão Pignatari (PSDB) é o novo presidente da Alesp e será responsável por conduzir o Parlamento paulista no próximo biênio (2021-2023), enquanto os cargos de 1° e 2° secretários serão ocupados, respectivamente, por Luiz Fernando (PT), que conquistou 60 votos, e Rogério Nogueira (DEM), com 65 votos. A eleição aconteceu durante sessão preparatória realizada nesta segunda-feira (15).

Após o resultado, Pignatari agradeceu parlamentares, familiares e o apoio do ex-presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB), que assumiu a Secretaria da Casa Civil do Governo de São Paulo. “O alicerce deixado pelas gestões do nobre deputado Cauê Macris permitirá iniciar meu trabalho de olho no futuro, buscando agora outras conquistas e avanços para nossa história”, afirmou.

Respeito ao dinheiro público, às agendas da sustentabilidade e ao meio ambiente junto ao corte de desperdícios irão nortear o trabalho da nova gestão, segundo o presidente eleito. Pignatari disse que sua missão é “transformar o maior Parlamento da América Latina também no melhor” e que trabalhará como o presidente de todos. Ao discorrer sobre a harmonia entre os poderes, prometeu fortalecer o trabalho e a liderança da Alesp. Também falou sobre a necessidade de união da população nesse momento e garantiu que irá interagir cada vez mais com o cidadão através da “abertura constante de canais de transparência”.

Por fim, o presidente ressaltou o desejo de acoplar proposições existentes na Alesp para permitir a aquisição de vacinas pelo Executivo: “Que a gente consiga transformar esses projetos em um só, da Assembleia Legislativa de São Paulo, para que possamos, muito rapidamente, imunizar o maior número de paulistas e brasileiros”.

Além dos imunizantes, Carlão Pignatari pediu que os parlamentares priorizem, no próximo Colégio de Líderes, o Projeto de Lei 124/2021 para que o Executivo ofereça um auxílio de R$ 450 ao cidadão paulista desempregado.

A disputa pela presidência da Casa contou com mais três candidatos além de Pignatari. O deputado Major Mecca (PSL) teve 16 votos e ficou em segundo lugar, seguido por Sergio Victor (NOVO), com cinco votos, e Carlos Giannazi (PSOL), que recebeu o apoio de quatro parlamentares – incluindo a deputada ituana, Mônica Seixas (PSOL). Já o outro representante de Itu, Rodrigo Moraes (DEM), apoiou Pignatari.

Na ocasião, os parlamentares também elegeram Léo Oliveira (MDB) e Bruno Ganem (Podemos) como 3º e 4° secretários; Wellington Moura (Republicanos) 1º vice-presidente; André do Prado (PL) 2º vice-presidente e Professor Kenny (PP) 3º vice-presidente. O 4º vice-presidente da Alesp no biênio será o deputado Caio França (PSB).