Dia do Comerciante é neste domingo

Leocádio pai e Leocádio filho, nomes que são sinônimo de competência profissional, amor aos negócios e sucesso (Arquivo Pessoal)

Considerada uma das profissões mais antigas do mundo, o comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico. O Dia do Comerciante é comemorado em 16 de julho.

No Brasil, o Dia do Comerciante surgiu a partir da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento do Visconde de Cairu [José Maria da Silva Lisboa], que é considerado o Patrono do Comércio Brasileiro, tendo sido o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiaram o comércio nacional, até então totalmente dependente de Portugal.

Uma das principais ações de Cairu foi o aconselhamento ao rei D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos do Brasil para as nações amigas, iniciando e incentivando o comércio exterior.

Em Itu, um dos comerciantes mais tradicionais é José Leocádio Ximenes, proprietário da Ótica Exata. Que está no ramo por mais de 60 anos. “Eu estou aqui na [rua] Paula Souza faz 66 anos. Entrei aqui tinha meus 13 anos e hoje estou com 79. Sou um dos comerciantes mais antigos da cidade, e no mesmo local, Paula Souza, 621, desde 1957”.

Leocádio começou trabalhando como funcionário na Relojoaria Hora Exata em 1957 e em 1970 nasceu a Ótica Exata. “Eu acabei ficando sócio da ótica com meu ex-patrão e na década de 1980 ele quis vender a parte dele e eu comprei”.

Hoje o negócio é de pai para filho, já que José Leocádio Ximenes Júnior também está no ramo. “Em 1999 montamos a segunda unidade na Vila Nova e meu filho é que comanda. Aliás, hoje ele cuida praticamente das duas”, destaca.

É claro que dos anos 1970 para os anos 2020, houve uma grande mudança e a Ótica Exata não parou no tempo e acompanhou tudo. “A mudança foi drástica. A gente consegue acompanhar porque nunca parou de evoluir. Foi uma mudança fantástica, maravilhosa”.

Ele destaca que as lentes, por exemplo, só haviam de cristal e eram feitas manualmente por esmeril. Hoje é tudo automático, eletrônico, digital. Quanto a concorrência, Leocádio não demonstra preocupação.

“Concorrência não existe. Quando a gente trabalha corretamente, com mercadoria de qualidade, a gente cria um público fiel, constante então há espaço para todos”.

No Dia do Comerciante, Leocádio é grato aos amigos consumidores, pois sem eles não haveria, evidentemente, o comerciante. José Leocádio Ximenes é exemplo de um profissional sério, correto e de sucesso. Um homem que beira os 80 anos e está totalmente antenado com as novidades, a modernidade de seu ramo e, por isso, um empreendedor de sucesso.

E boa parte de toda essa história se deve ao companheirismo e ao amor de sua esposa, Teresinha de Jesus Fernandes Ximenes, que durante todo o tempo não andou a frente, nem atrás, mas sim ao lado de Leocádio.