Dia do Consumidor foi comemorado em 15 de março

Em um discurso feito pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, em 15 de março de 1962, o mandatário norte-americano defendeu que “todo consumidor tem direito à segurança, informação, escolha e ao direito de ser ouvido”. Assim nasceu o Dia Mundial do Consumidor, cuja primeira comemoração oficial deu-se em 15 de março de 1983.

A data vem crescendo nos últimos anos e tem importância por valorizar o consumidor. Do ponto de vista comercial, a concentração de ações em um dia, ou até em uma semana, tende a concentrar as promoções.

Em Itu, a Associação Comercial e Industrial (ACII) não chegou a fazer uma campanha alusiva à data neste ano, mas a divulgou em redes sociais. Segundo Ana Paula Bastos, assessora de marketing, “muitas lojas aderiram e fizeram promoções. Hoje há muita concorrência das lojas físicas com os sites na internet, então as lojas procuraram atrair os consumidores, oferecendo um atendimento mais próximo, buscando fazer a diferença”.

 As palavras foram endossadas por Sônia Galvão, presidente da ACII, que agora disse que as atenções da entidade estão mais voltadas para o Dia das Mães, que ocorrerá no segundo domingo de maio e que é um dos principais dias para a movimentação do comércio no Brasil.

 Procon – Com o aumento das vendas online, principalmente após a pandemia, houve também um crescimento de reclamações por parte dos consumidores, sobre fraudes e outros problemas.

Se o consumidor se sentir lesado de alguma forma ao realizar uma compra – mesmo sendo presencial – e se houver algum descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor, ele deve formalizar a queixa no Procon por meio de e-mail e pode se registrar no site consumidor.gov.br e abrir sua reclamação se a empresa reclamada estiver cadastrada no site.

Segundo Caio Bernal, responsável pelo Procon de Itu, “desde 2020, com o início da pandemia e comércios fechados, o consumidor foi obrigado a aderir ao mundo das compras online, e com isso o número de reclamações aumentaram. O Procon Itu teve um aumento de 30% (somando de informações iniciais até formalização da reclamação), indo de problemas com pagamentos até cumprimento de garantia ou até mesmo a não entrega do produto”.

Quanto aos consumidores que tiverem alguma reclamação, o procedimento deverá ser o seguinte: “procurar o Procon para se orientar através dos canais de comunicação: fone (11) 4886-9065 ou pelo e-mail procon@itu.sp.gov.br.