Dia dos Pais: amor registrado em música
O amor e carinho que um pai tem pelo filho não tem tamanho. Ele é demonstrado através de carinho, atos, ensinamentos e lições que a criança levará para o resto da vida. Mas tem quem expresse esse amor além das palavras, usando a música para eternizar essa relação de cumplicidade. É o caso de dois músicos da região, que através das canções registraram para sempre o amor pelos filhos.
Um deles é o músico ituano Murillo Augustus, que, ao lado do compositor João Affonso, produziu a música “Ora-pro-nóbis”, lançada em 2019. A música do One-Man Band resultou em um belo videoclipe em que o filho Martin, de 6 anos, é o foco principal.
“Quando eu construí o quintal no fundo de casa para ele, o João me presenteou com esse poema, porque ele acompanhou a ‘saga’. E daí eu transformei o poema em música para o meu filho”, conta Murillo. O videoclipe, quando lançado, teve uma grande repercussão, ganhando destaque no programa “Hits Perdidos” da PlayTV.
Além da música, a relação entre Murillo e Martin também foi eternizada na capa do álbum “Folk do Pântano”, desenhada a carvão pelo artista Marcus Claudio, que retrata os dois em cima de um jacaré: Murillo tocando e Martin pescando, mostrando a relação de companheirismo deles. “O Martin é um menino maravilhoso. Esperto, carinhoso e um grande companheirão que a vida me deu. Ele me inspira a cada dia que passa”, conta.
Outro músico que eternizou o amor ao filho na música foi Nando Reffer, nome artístico de Fernando Campos, que integra a banda Given to Black (Pearl Jam Tributo) e o duo Acusticover.No ano de 2018 as coisas mudaram com a paternidade do filho e parceiro Paco, hoje com quatro anos.
“Como sempre gostei de escrever pensamentos e coisas que vivenciava, não foi diferente após a experiência de ser pai. Escrevi uma letra após alguns meses do nascimento do meu filho, com alguma esperança de algum dia musicar aquela vivência, mas então ficou engavetada”, explica Nando. Cerca de um ano depois, com um envolvimento cada vez maior na música autoral, Nando retomou aquela canção que estava preparando para o filho.
“Já tinha pensado há muito tempo atrás em compor algo, mas eu precisava de algo mais forte; pronto, eu tinha todo o motivo do mundo em fazer algo que amo dedicado a quem era parte de mim, um amor maior. Estava decidido. A partir daí foi deixar fluir e a canção ‘S.O.N – Survivor One Naked’ saiu do papel”, relata o músico. A canção foi lançada em 2020.
Um detalhe interessante sobre a faixa, já nos processos finais, foi a ideia de Nando inserir ao final da canção a primeira fala do filho, uma homenagem ainda maior, onde diz a palavra “Pai… papai”. “Hoje, com quatro anos, eu apresento algumas músicas e bandas para meu filho. Mas ele gosta mesmo é das músicas infantis que aprende na escola. Para mim, o importante é a música ser introduzida na vida de uma criança, assim como foi em meu caso”, finaliza Nando Reffer.