Diretoria de Ensino de Itu recebe bolsa de pesquisa para alunos do Ensino Médio
Na última quarta-feira (24), as escolas estaduais “EE Cesário Motta”, “EE Regente Feijó” e “EE Pery Guarany Blackman”, de Itu, e “EE Dolores Antunes da Silva” e “EE Tancredo do Amaral”, de Salto, foram premiadas em um cerimonial realizado pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Itu e Região. Na ocasião, estiveram presentes o Dirigente Regional de Ensino, Professor Anivaldo Roberto de Andrade, o Diretor do Instituto, Professor Francisco Rosta Filho, e demais representantes, diretores, professores e alunos das instituições premiadas.
No segundo semestre de 2015, a Diretoria de Ensino de Itu firmou parceria com o Instituto Federal de São Paulo – Campus Salto, com o objetivo de estimular os jovens a vivenciarem a cultura científica através da elaboração de um projeto de pesquisa. Em agosto, a Diretoria, por meio de um acordo com a Secretaria do Meio Ambiente de Itu e do Instituto Federal de São Paulo, realizou uma ação formativa para os docentes das 47 escolas estaduais do Ensino Médio dos municípios de sua jurisdição, visando também, além de capacitá-los, divulgar o Programa “Nascente escola sustentável”.
Todas as escolas tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos sobre sustentabilidade na “I Feira de Ciência e Mostra Tecnológica e Empreendedorismo de Salto – IFCIÊNCIA 2015”, que ocorreu na cidade de Salto em outubro do ano passado.
Uma comissão julgadora composta por representantes do Instituto Federal selecionou cinco trabalhos, nos quais os alunos foram contemplados com uma Bolsa do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) para continuarem o desenvolvimento de seus trabalhos de pesquisa, sob orientação dos professores da Rede Estadual e supervisão e direcionamento do professor Prof. Dr. Fábio Lumertz Garcia, do Instituto Federal de São Paulo – Campus Salto.