Dois Pontos – 02-07-16

Da Redação e colaboradores

Para a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, o feriado mais importante é o 21 de abril, quando se comemora o Dia da Inconfidência. Em todos os anos, nessa data, a Presidência da República desloca todo o seu gabinete para o município citado, geralmente com a presença do próprio presidente. Já é tradição há décadas. Há pouco tempo, este jornal, juntamente com a FADITU, foi até a presença do então vice-presidente da República, Dr. Michel Temer, solicitando dele a inclusão de Itu como sede da Vice-Presidência em todos os 15 de novembro, semelhante ao que ocorre com Ouro Preto, considerando-se que seria aqui o Berço da República. Ele ficou de estudar, mas até hoje não deu a resposta. Eis que agora, a PROTUR estará tentando algo ainda melhor: que nos dias 15 de novembro Itu receba a Presidência da República com grande gala e festa. Então, só vai depender de Temer. Se a ideia se concretizar será de valor inestimável para Itu.

PULSO FIRME: Na sessão da última segunda-feira (27), muitos vereadores reclamaram para a reportagem do “Periscópio” o fato do presidente ter encerrado a sessão sem dar tempo para que os vereadores fizessem suas considerações, uma vez que se trata da última sessão antes do recesso de julho. Porém, há de se ressaltar que Marquinhos da Funerária apenas fez valer o que determina o Regimento Interno da Casa de Leis.

FORA TEMER: Um grupo de “forças da esquerda ituana” – como os próprios se identificam – criou uma página no Facebook intitulada “Comitê #ForaTemer Itu”. Nela, são publicadas fotos e links para matérias contra o presidente interino da República Michel Temer (PMDB).

BRUXA À SOLTA: Depois de Dr. Bastos (PSD), Nair Langue (PRB) e Marquinhos da Funerária (PSD) contraírem dengue e de Olavo Volpato (PMDB) passar por complicações médicas, outro vereador teve problemas: trata-se do Professor João Feital (PDT), que teve um acidente doméstico na semana passada e precisou levar oito pontos na cabeça.

CINE CLUBE: Nesta semana, alguns ituanos se juntaram para criar um novo cine clube na cidade. A proposta é criar um espaço para exibição de grandes obras da sétima arte e discussão das mesmas. Quem tiver interesse em participar do projeto pode procurar o grupo “Clube Ituano de Cinema – CIC” no Facebook.

SOLIDARIEDADE: Na cidade de Porto Feliz, a “Casa da Acolhida” vem promovendo diversos trabalhos de solidariedade, com pessoas em situação de rua, lhes fornecendo abrigo, banhos e refeições. O espaço é mais um, entre inúmeros da região, que merece destaque. Em tempos de inverno, principalmente, tais ações ajudam a salvar vidas.

ÁGUA: Na semana passada, moradores da Rua Atílio Ianni, na Vila Ianni, entraram em contato com o “Periscópio” para relatar problemas de falta de água no endereço. Indagada, a Águas de Itu – até então responsável pelo serviço de água e esgoto do município – informou que não houve registro de desabastecimento no local e que eventuais problemas podem ser causados por ocorrências pontuais, como manutenções.

MÚSICA: Merece destaque o concerto “Uma Noite no Cinema – Trilhas Sonoras”, apresentado pela Orquestra Filarmônica Jovem de Itu no Teatro Temec, no último sábado (25). Bem produzido, o espetáculo conseguiu lotar e emocionar a plateia, atingindo em cheio o objetivo da Associação de Amigos do Teatro e Escola de Música Eleazar de Carvalho (Assatemec).

HAMBÚRGUER: Em tempos de crise econômica, infelizmente são muitos os comércios que fecham as portas na cidade e na região. Entretanto, há um tipo de negócio que parece caminhar na contramão da recessão: as lanchonetes. Em Itu, os restaurantes especializados em hambúrgueres têm apresentado movimento constante – e até mesmo crescimento.

SAÚDE: Coordenado pelo enfermeiro Antonio Henriqueto, o programa “Melhor em Casa”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Cabreúva, vem melhorando a qualidade de vida dos munícipes de maneira considerável. Uma equipe formada por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, entre outros, promove atendimento domiciliar, disponibilizando serviços de oxigênio, por exemplo, levando ao enfermo o mesmo cuidado que teria caso estivesse internado ou em uma consulta hospitalar.

SEM CRITÉRIOS: Durante o evento da Associação dos Romeiros, ocorrido no Itu Plaza Hotel no último dia 24 de junho, um fato chamou a atenção dos presentes. A vereadora Nair Langue estava participando do jantar com sua família. Porém, o curioso é que a parlamentar “ostentava” em sua mesa bebida alcoólica, contradizendo sua postura na Câmara, quando votou contra a liberação de bebidas em eventos na cidade.

INTERMITENTE: Nos últimos tempos, não é raro os semáforos da Rua Paula Souza (na frente da Igreja do Bom Jesus) e dos Andradas (atrás da mesma Igreja) ficarem apenas com a luz amarela piscando intermitente no início da noite, sendo que no meio da manhã seguinte voltam ao normal. Na semana passada, entretanto, a coisa desandou. A luz amarela começou a piscar na noite de sexta-feira (24) e só foi regularizada no meio da tarde da segunda-feira (27).

SUCESSO: O jovem atacante João Morelli, de 20 anos, vem fazendo sucesso em gramados da Inglaterra. O jogador do Ituano foi para o Middlesbrough, time onde Juninho é eterno ídolo, passou por período de testes, assinou contrato por um ano e recentemente renovou por mais duas temporadas. O jogador esteve em Itu, oportunidade em que visitou familiares e amigos.

ELOGIOS: Durante a entrega do Título de Cidadania Ituana para o comandante do Regimento Deodoro, Tenente Coronel Erb Lyra Leal, dois momentos marcaram o evento. O primeiro foi o pronunciamento do presidente do Legislativo ituano e autor da honraria, Marquinhos da Funerária, que foi aplaudido em pé pelos presentes. O segundo ato foram as palavras do homenageado, que elogiou Marquinhos dizendo se tratar de “um ser humano embuído de nobres valores e que deve ser seguido por toda a sociedade”.

FUXISCÓPIO
O polêmico Currupaco, que é conhecido como o maior fofoqueiro da região, entrou voando na redação e logo foi perguntando sem que alguém tivesse solicitado. “Josimar vereador, ficou 4 anos como vice-prefeito e será que ele conseguiu pelo menos uma poça d´água para Itu, ou melhor, para o Cidade Nova?”