Dois Pontos – 02/03/17
Da redação e colaboradores
Com o título de “Carnaval Retrô”, ou seja, resgatando as características do passado, a Prefeitura de Itu garantiu mais uma edição da folia, reunindo um público considerável na Praça da Matriz. Aliás, a iniciativa foi na direção contrária de outros municípios, incluindo vizinhos, que optaram por cancelar a festa devido às dificuldades orçamentárias. Disso tudo, fica o questionamento: por que as antigas gestões tentaram transformar o Carnaval de Itu em um evento grandioso nos anos anteriores, se a própria população pouco se envolvia com os desfiles e a programação espalhada por diversos locais da cidade?
GENEROSIDADE: A festa de 15 anos de Steffani Alves, moradora de Itu diagnosticada com linfoma não-Hodgkin há menos de um ano, ganhou repercussão em alguns veículos nacionais, como o jornal “O Estado de São Paulo”. A celebração, ocorrida no dia 19 de fevereiro, contou com a colaboração de cerca de 150 voluntários da cidade, que se mobilizaram por meio das redes sociais.
PIPAS: A CPFL Piratininga divulgou nesta semana um levantamento das ocorrências com pipas na rede elétrica entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, meses de férias escolares. Na região de Indaiatuba, Itu e Salto houve 311 ocorrências de desligamentos. A companhia ainda ressalta que manusear a pipa em locais onde existem redes elétricas aéreas gera risco de choque.
NA FOLIA: O prefeito Guilherme Gazzola esteve presente em quase todos os momentos do “Carna Retrô” da Prefeitura. Muito solicito, ele atendeu a população e tirou muitas fotos com diversos munícipes. Teve gente que chegou a declarar ser “fã” do chefe do Executivo municipal…
SAIU: O ator e diretor de teatro Juliano Mazurchi não é mais diretor da Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos. Ele pediu exoneração do cargo na semana passada. Segundo informações, a saída se deve ao fato de que ele passará a se dedicar exclusivamente ao Teatro Nósmesmos. Por enquanto, nenhum nome deve ser anunciado para substituí-lo.
TRANSFORMAÇÃO: Circulou pelas redes sociais na última semana duas fotos do conhecido andarilho Paulinho, mostrando um “antes e depois” promovido por um instituto de beleza. Ele teve o cabelo e a inconfundível barba aparadas. O resultado foi uma grande transformação, que chamou a atenção dos ituanos.
ENTRAVE: A Prefeitura de Cabreúva vem se destacando nos últimos tempos quanto à agilidade nas filas de espera para consultas médicas. Porém, de acordo com números divulgados, embora o município esteja promovendo ações para a melhora da saúde, parte da população está na contramão de tal avanço, já que de setembro a dezembro do ano passado, 4.135 pessoas faltaram em consultas oferecidas pelas unidades de saúde da cidade, dentro da Atenção Básica (clínica, pediatria, ginecologia e obstetrícia).
FALTA DE RESPEITO: A Prefeitura de Cabreúva ainda reforçou que a situação se agrava, uma vez que o não comparecimento dos pacientes, sem aviso prévio, impossibilitou que outras pessoas herdassem as vagas, comprometendo assim a agilidade do processo. Além disso, quanto mais faltas sem justificativas em exames e consultas destinados aos cabreuvanos em hospitais como o AME e o São Vicente, de Jundiaí, menos vagas serão repassadas para Cabreúva, causando prejuízos e transtornos futuros.
ESPERANÇA: Torcedor do Ituano já preocupado com o desempenho do clube no Paulistão vê com otimismo a liberação de Marcelinho pelo Departamento Médico do clube. O jogador, no melhor de sua forma e com fome de jogo, reflete a experiência que vem faltando para o time no atual momento.
CORREÇÃO: A vereadora Maria da Carmo Piunti (PSC) aproveitou a Palavra Livre da sessão de quinta-feira (2) para “cutucar” Rita Passos (PSD). Ela leu um ofício enviado pela deputada estadual em resposta a um requerimento de Thiago Gonçales (PR), em que ela escreve “ouve” em vez de “houve”. “Quando a gente fala, às vezes até comete alguns erros. Mas quando a gente escreve, lê o que escreve e assina, aí fica complicado”, disse a vereadora.
CRÍTICAS: O vereador Dito Roque (PTN) fez duras críticas à reforma da Previdência Social proposta pelo governo Michel Temer (PMDB) – segundo ele, “esse governinho que aí está”. Ele falou sobre as dificuldades que os brasileiros terão para se aposentar caso as mudanças sejam promovidas. Já Maria do Carmo Piunti lembrou sobre políticos e ministros antigos que recebem aposentadorias. A vereadora também falou que ela e seu marido Lázaro Piunti, ex-prefeito, abriram mão de suas aposentadorias como políticos.
GUARDA MIRIM: Outro assunto abordado na sessão desta semana foi quanto o ‘fim’ da Guarda Mirim – que não deixou de existir, mas teve o trabalho limitado por conta de ação do Ministério Público. Givanildo Soares (PROS) disse que isso é um contra-senso, pois a “Guardinha” tirava os jovens da rua e dava um trabalho a eles. O tema foi muito discutido pelos edis e deve voltar à pauta nas próximas sessões.
SEM MORTES: As rodovias da região administradas pela AB Colinas não registraram acidentes fatais durante o feriado prolongado do Carnaval. Segundo a concessionária, as vias receberam 749 mil veículos e contabilizaram 42 acidentes com 20 pessoas feridas. A Castello Branco foi a que recebeu mais tráfego: 256 mil veículos. Já a que teve mais acidentes foi a SP-75, com 15.
FUXISCÓPIO
Na internet, os usuários dizem que o país tem quatro Poderes: 1 – Executivo; 2 – Legislativo; 3 – Judiciário. O quarto poder não é e nunca foi a imprensa. O quarto é o Poder Econômico que comanda os outros três. Podem aguardar. Se a economia reagir, somente Dilma será justiçada. Temer será absolvido e continuará presidente. Se a economia afundar, tanto Dilma como Temer serão afastados para posse de Rodrigo Maia como Presidente. Maia, que é do DEM, será “governado” pelos Tucanos. Era o que o Poder Econômico queria desde o princípio…