Dois Pontos – 06/05/17
Da redação e colaboradores
Está chegando ao fim a instituição do imposto sindical no país. Evidentemente, os mais de 15 mil sindicatos existentes no Brasil não estão felizes com a medida. Já os trabalhadores não mais terão esse dia descontado do salário anualmente de maneira compulsória. Tudo leva a crer que milhares de entidades sindicais poderão fechar as portas, porque dependem desse dinheiro para a sobrevivência. Aqui em Itu certamente não haverá nenhuma hecatombe nesse setor, principalmente porque o município possui sindicatos, em sua maioria, verdadeiramente representativos, com vida própria. Entre estes o SECOM, que hoje em dia não representa apenas um instrumento poderoso dos comerciários, como é uma das entidades que mais tem contribuído para a vida da cidade. Se Itu perdesse hoje o SECOM (assim como outros sindicatos), o município ficaria mais pobre… e triste!
MILHARES: Diferente do que foi publicado na edição de quarta-feira (3) do “Periscópio”, a Festa do Trabalhador do SECOM, realizado em seu clube de campo em Salto, reuniu milhares de pessoas. De acordo com o presidente da entidade, o vereador Luciano Ribeiro, cerca de 2.500 associados e convidados estiveram presentes no evento, que foi um sucesso.
CLIMA QUENTE: Na sessão desta semana, o presidente José Galvão (DEM) chegou a solicitar que a GCM retirasse um cidadão – que seria assessor do deputado federal Herculano Passos (PSD) – do plenário. O homem se manifestou em favor do discurso proferido no momento por Reginaldo Carlota (PTB), fazendo o chefe do Legislativo tomar providência. No fim, o cidadão parou de se manifestar e prosseguiu acompanhando a sessão.
NOVO HORÁRIO: Todos os vereadores protocolaram um projeto de resolução alterando novamente o horário de início das sessões – agora para as 18h. A propositura deve ser votada já na próxima sessão e atende o clamor das pessoas que acompanham as sessões com frequência, tendo em vista que o horário vigente (19h30) impossibilita que muitos fiquem até o fim.
REPÚDIO: Os vereadores ainda apresentaram, em conjunto, uma moção de repúdio às reformas da previdência e trabalhista. O documento foi formulado após sindicatos e trabalhadores realizarem protesto na última semana (a “Greve Geral”), e será entregue à Assembleia Legislativa de São Paulo, Câmara e Senado Federal.
VAGAS: Foi aprovado por unanimidade, em segunda discussão, o projeto de lei de autoria do vereador Normino da Rádio (PHS) que destina vagas de estacionamento para gestantes e pessoas com criança de colo. A propositura sofreu algumas emendas, que foram bem aceitas pelo autor. Agora, fica a espera para que a Prefeitura regulamente a referida lei…
SEMELHANTE: Também foi aprovado por unanimidade, mas em primeira discussão, um projeto de lei do vereador Rodrigo Macruz (PTB) que obriga hospitais e demais equipamentos de saúde a instalarem um quadro com informações sobre os médicos em plantão. A proposta, que deve sofrer emendas, é semelhante à apresentada pelo ex-vereador Eduardo Ortiz (PHS), que foi rejeitada em 2016.
SEM FAZENDA: Após um ano fora da programação da Rede Record, o reality show “A Fazenda” ganhará uma nova edição no segundo semestre deste ano. Porém, ao contrário das oito edições anteriores, o programa não será mais gravado na zona rural de Itu. Segundo Flávio Ricco, colunista de entretenimento do portal UOL, a atração será transferida para um sítio em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo.
SEM FAZENDA II: Embora o reality show pouco divulgasse a cidade, a realização do programa em Itu gerava cerca de 300 empregos diretos e indiretos. Deste total, boa parte das atividades era ocupada por equipes de profissionais terceirizados da região. Diante da decisão de tirar “A Fazenda” do município, cabe à Record resolver o que será feito do sítio de 100 mil m² comprado pela emissora há alguns anos, que até já foi uma pousada. Especula-se que a ideia seja vender o imóvel…
REFORMA: A rodoviária “Vereador Moacyr Vaz”, da cidade de Cabreúva, segue passando por reformas com o intuito de levar mais conforto e segurança para a população do município e da região. A medida vem atendendo a um antigo desejo dos cabreuvanos.
REFORMA II: Ainda sobre as reformas na rodoviária de Cabreúva, vale destacar que munícipes estão solicitando a implantação de banheiros químicos no local durante a fase de obras. O objetivo é que os usuários não fiquem prejudicados enquanto aguardam a chegada ou partida dos ônibus.
ALTERAÇÃO: A Comarei (Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu) está com novo número de telefone novo: (11) 2429-6793. O número antigo será desativado em breve, e os organizadores pedem que a nova informação seja compartilhada nas redes sociais. O Facebook da entidade é facebook.com/comarei.
COLETA: A propósito, a Comarei aponta estar com problemas nas coletas de materiais, pois coletores clandestinos estão recolhendo materiais para uso próprio antes da passagem do caminhão de coleta seletiva da entidades. É importante que os munícipes colaborem com o trabalho da Comarei.
REVOLTA: A comunidade esportiva ituana está indignada com a suspensão do Campeonato Amador da Divisão Especial pelo Ministério Público. Os estádios Souza Lima e Wilson Bellon foram interditados e, com isso, centenas de pessoas, entre atletas e torcedores, ficaram sem o tradicional lazer do final de semana. Muita gente demonstrou a revolta pelas redes sociais.
OBSTÁCULO: A copa de uma grande árvore situada na Avenida Caetano Ruggieri, na altura do cruzamento com a Rua Maria Aparecida Meneghini, está encobrindo o semáforo, dificultando o fluxo de carros e pedestres no local. Fica o alerta para os departamentos responsáveis.
FUXISCÓPIO
No documento criticando os deputados federais Herculano e Zé Olímpio por votarem a favor da reforma trabalhista, a vereadora Maria do Carmo repudiou Herculano, mas não fez o mesmo com Zé Olímpio. Por que será?