Dois Pontos – 07/05/16

Da Redação e colaboradores

Assim como aconteceu segunda-feira (2) em Itu, o diretor regional de ensino Anivaldo Roberto de Andrade esteve terça-feira (3) em Salto participando da sessão de Câmara do vizinho município. O assunto em pauta foi o problema com os fechamentos de salas de aulas nas escolas estaduais. Porém, diferente do que aconteceu em Itu, onde os vereadores só ouviram e não puderam questionar o dirigente, no Legislativo saltense os parlamentares puderam fazer questionamentos. Em um deles, a vereadora Luiza Vidal perguntou a Anivaldo sobre a situação das crianças de Salto que estudam na ETEC de Itu e estão encontrando dificuldades. Para surpresa de muitos, a resposta do dirigente foi: “Eu não respondo por Itu. Lá quem pode dizer é a Prefeitura”. Oras, se o dirigente não tem como falar sobre o que acontece nas escolas estaduais de Itu, por que foi ao Legislativo então?

ALCKMIN EM ITU: O governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve em Itu no último sábado (30), participando de um plantio de mudas de árvores nativas de Mata Atlântica. O ato aconteceu na Fazenda Limoeiro. O curioso é que a vinda de Alckmin para Itu não foi divulgada – e o governador, durante o tempo em que esteve na cidade, foi ladeado pelos pré-candidatos a prefeito de Itu Oswaldo Sonsini (PSDB) e Rodrigo Moraes (DEM).

ACADEMIAS: Mesmo com o cenário pessimista da economia nacional, um tipo de negócio parece estar sempre em alta na cidade de Itu: as academias de ginástica. Nos últimos meses, vários estabelecimentos do ramo foram abertos no município, em variados bairros e com diferentes propostas de atendimento. Bom para a saúde da população e para a saúde da economia local!

SAÚDE: O interesse da população pela prática de exercícios físicos poderia pautar novas políticas públicas da Prefeitura de Itu. O “Vida em Movimento”, realizado aos domingos na Avenida Galileu Bicudo, é um referencial de projeto que vingou entre os munícipes, disponibilizando uma faixa da pista para caminhadas e corridas. Por que não estendê-lo em mais dias da semana ou até mesmo em outros pontos da cidade?

RECLAMAÇÃO: Moradores da Rua Francisco Rodrigues da Costa, no Jardim Paulista, entraram em contato com o “Periscópio” para reclamar da falta de iluminação pública na via. Os munícipes afirmam que, durante a noite, o local vira um “breu”. Além disso, os reclamantes contam que há um terreno baldio no endereço, com mato bastante alto. Os residentes de um condomínio localizado nesta rua dizem que o problema tem contribuído com o aparecimento de cobras e aranhas em seus apartamentos.

MELHORIA: Moradores da Vila dos Barbudos, no município de Cabreúva, recentemente foram beneficiados com água encanada. Ao todo, 100 famílias passaram a contar com o serviço, que melhorou a qualidade de vida da população do bairro. Algumas pessoas residem no espaço há mais de 15 anos e, durante esse período, sofreram com a precariedade da falta de saneamento básico.

ARTE NO BECO: A 10ª edição do projeto “Arte no Beco” já tem data para acontecer: dia 22 de maio, um domingo. O evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade, visa transformar o Passeio Público “Marcos Steiner Netto”, mas conhecido como Becão, em um espaço de disseminação artística.

POUCO PÚBLICO: O espetáculo “Brasil: 100 anos de história e música”, realizado no sábado passado (30) no Temec, contou com pouco público. Cerca de 30 pessoas prestigiaram a apresentação da orquestra Cantilena Ensemble, que relembrou sucessos da música nacional. O público pequeno pode ser explicado pela falta de divulgação: não se viu cartazes anunciando o evento, apenas matéria neste jornal.

NOVIDADES: O presidente do Legislativo ituano, Marquinhos da Funerária, tem sido visto com frequência em São Paulo. O vereador tem participado de várias reuniões com autoridades do governo estadual. O motivo ainda está sendo guardado a sete chaves, mas especula-se que em breve teremos boas notícias para os ituanos…

AMPLIAÇÃO: Implantada em outubro de 2013 em Cabreúva, a coleta seletiva será ampliada no município. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, a partir do dia 17 deste mês o bairro Caí também receberá o caminhão, que passará recolhendo materiais recicláveis. A ação atende a uma antiga solicitação de moradores do local.

ELOGIOS: Diz o ditado que a “grama do vizinho é sempre mais verde”. Nesta semana, a reportagem do “Periscópio” constatou que a frase pode ser aplicada perfeitamente em relação a Itu. Durante reunião em Salto, da qual participava um repórter do JP, duas pessoas comentavam sobre as dificuldades encontradas no atendimento do Hospital São Camilo, no vizinho município, ocasião em que uma delas rasgou elogios para o atendimento recebido no PAM do Rancho Grande, em Itu. “Foi rápido e fomos bem atendidos (a pessoa acompanhava sua mãe). Parecia até que estávamos em uma clínica particular”, relatou o cidadão saltense.

ACORDOS I: Em Itu, o pré-candidato Osvaldo Sonsini está dando uma de político mineiro, ou seja, trabalhando em silêncio. Sem fazer alarde está praticamente fechando um acordo com o ex-vereador Adauto Gonçales que, provavelmente, poderá ser o candidato a vice, repetindo a chapa de 2012 que conseguiu mais de 30 mil votos. Tem toda a lógica, se os pré-candidatos Neto Belucci e Rita Passos dividirem seus eleitores…

ACORDOS II: Por outro lado, o grupo do deputado José Olímpio que tem o deputado Rodrigo Moraes como pré-candidato a prefeito, também não descarta um acordo com Sonsini. O que não se sabe é que acordo poderia ser se ambos tem a mesma aspiração, ou seja, a Prefeitura Municipal. Mas, em política sempre há um caminho para ser criado, beneficiando as partes. Esperem e verão.

Fuxiscópio
O currupaco passou na redação e deixou a pergunta: se Itu tem dois deputados que apoiam o Governo Alckmin, e o partido do governador tem seu pré-candidato do PSDB à Prefeitura, por que parece tão impossível resolver o problema da merenda escolar no município?