Dois Pontos – 09/04/16
Da Redação e colaboradores
A política de Itu, de um certo tempo para cá, mudou. E mudou para muito pior. Mais do que nunca, algumas eleições foram decididas com base no dinheiro. Isso mesmo: com a compra de votos. Sempre declarada, mas nunca comprovada, o que demonstra a esperteza dos políticos e a ingenuidade malandra do eleitor. Imaginem que nos dias atuais, até mesmo as pessoas que são convidadas para serem candidatas à Câmara Municipal, estão pedindo uma espécie de “mensalinho” até as eleições para fazer campanha. Mas, uma luz está surgindo para melhorar essa situação, com a proibição das doações por parte de pessoas jurídicas, ou seja, empresas. Claro que não vai resolver, mas já vai dar para perceber um cuidado maior dos candidatos durante a campanha para não serem pegos em flagrante. Tem gente que diz que agora vai aumentar a ocorrência do chamado “caixa dois”. E quem disse que com as doações das empresas não havia caixa dois? À Justiça Eleitoral, caberá ficar ainda mais atenta para que a eleição seja a mais limpa e correta possível. Há que se confiar nela…
PSOL: A comissão do PSOL em Itu está inativa desde o dia 30 de março. O motivo é que o diretório municipal do partido não apresentou a prestação de contas referentes ao ano de 2014. Com isso, a comissão provisória foi suspensa e, se o problema não for sanado, o partido não poderá lançar candidatos em Itu nas eleições de outubro. Vale lembrar que o PSOL já havia divulgado o nome de Mônica Seixas como pré-candidata à prefeita.
MAIS SIGLAS: Terminou no último dia 2 de abril o prazo para que os políticos definissem seus futuros visando as eleições municipais. Entre as mudanças ocorridas na cidade, duas chamaram a atenção. A primeira é com relação ao PSL, que tinha o ex-vereador Serginho da Saúde como líder e agora está nas mãos de Gilberto de Souza, que, por sua vez, é ligado ao grupo do deputado Rodrigo Moraes. A outra foi a criação do diretório municipal do PMB (Partido da Mulher Brasileira), cuja presidente é a secretária da Educação Marilda Cortijo.
MUDANÇA: Em fevereiro deste ano, o prefeito de Salto Juvenil Cirelli anunciou o desligamento do Partido dos Trabalhadores, após três décadas de legenda. Mas ele não foi único a deixar o PT. Segundo levantamento do jornal “Estado de São Paulo”, entre o final do ano passado e abril deste ano (prazo legal para mudança partidária), o partido perdeu 24 prefeitos paulistas. O número corresponde a exatamente um terço dos 72 prefeitos eleitos pelo PT no estado em 2012.
ATOR: Crescido em Itu, o ator Gabriel Chadan fará uma participação especial na primeira fase de “Liberdade, liberdade”, próxima novela das 23h da Rede Globo. Na trama, que estreia nesta segunda-feira (11), ele interpretará José Joaquim Maia e Barbalho, o homem que traz para o Brasil o livro da Declaração de Independência da América. Gabriel já atuou em “Malhação” e já fez participações em “Avenida Brasil”, “Amor à Vida” e “Babilônia”.
ESTACIONAMENTO I: Localizado no Unicenter, o restaurante e pizzaria Dona Corina encerrou, no dia 30 de março, as atividades na hora do almoço. Em sua página no Facebook, a administração do estabelecimento informou que a decisão foi motivada pela cobrança do estacionamento do centro comercial.
ESTACIONAMENTO II: No período da noite, o restaurante continua funcionando normalmente. E mais: garante o estacionamento do cliente pelo preço de R$ 3,00, cobrindo o restante do valor cobrado pelo Unicenter. Na página do Dona Corina no Facebook, frequentadores da pizzaria se mostraram indignados, enfatizando que a cobrança do estacionamento vai prejudicar todos os comerciantes do local.
PICHAÇÃO, AQUI NÃO!: Na madrugada da última quinta-feira (7), um ‘espertinho’ de 18 anos quis protestar de forma não muito inteligente contra o aumento da tarifa do transporte público municipal: pichando a fachada do primeiro andar de um edifício situado na praça Padre Miguel. Acontece que, em Itu, as paredes têm olhos e ouvidos. Um cidadão, ao passar pelo local, flagrou o ‘gatuno’ já realizando a pichação. Acionada, a GCM rapidamente chegou à praça para realizar o flagrante. Há formas mais sadias para se protestar!
TUDO NORMAL: O JP noticiou, no sábado passado (2), que um imóvel na Vila Nova vem recebendo festas que incomodam os moradores e informou também que um novo evento estava marcado para ocorrer na mesma data. Em contato com a Redação, o Capitão PM Carlos Carrilho, do 50º BPMI, disse que a polícia realizou patrulhamento no local, mas nada foi constatado. Ele também orientou que os munícipes podem entrar em contato através do 190 ou do 181 (disque denúncia) caso percebam qualquer situação estranha.
MOÇÃO: Na última sessão da Câmara de Itu, a vereadora Balbina de Paula Santos (PV) apresentou uma moção de congratulação à professora de inglês Ana Maria Roveri, que recentemente foi premiada no concurso cultural “Shakespeare lives in the classroom”. A conquista da educadora foi noticiada em março pelo “Periscópio”.
NOVIDADE: Em breve, o Plaza Shopping Itu irá contar com uma unidade da franquia “Olha o Churros”, especializada em churros gourmet. A novidade parece ter agradado a clientela ituana. Na foto publicada pela empresa no Facebook, foram mais de 1,5 mil curtidas e 400 comentários.
BELA HOMENAGEM: O processo de urbanização da Praça Periscópio, no Jardim Alberto Gomes, já está em pleno vapor. A promessa é de conclusão em seis meses. A população do entorno está animada, aguardando as melhorias prometidas para o local, que compreende pista de caminhada, muitos bancos, academia ao ar livre e muito ar fresco. Essa será uma melhoria que certamente beneficiará a cidade toda.
CASA DE SHOWS: É triste perceber que cidades vizinhas, como Salto e Indaiatuba, recebem tantas atrações de prestígio e Itu, pouquíssimas. Em Indaiá, o grupo Roupa Nova agitou um clube local uma noite dessas. No mesmo final de semana, o ator personagem do Senhor Barriga, do Chaves, era a atração principal em Salto. Itu bem que merecia mais espaços para trazer eventos de qualidade como estes, não?
FUXISCÓPIO:
Não bastasse o mato do canteiro central da avenida Galileu Bicudo, que em vários pontos ultrapassa um metro de altura, há um determinado ponto em que já existe uma (acreditem!)… bananeira, chegando aos dois metros e quase dando os primeiros cachos. Assim, não será de se estranhar que alguém comece a plantar cana de açúcar e em breve teremos garapa à venda na própria avenida… (Moura Nápoli)