Dois Pontos – 10-09-16
Da redação e colaboradores
Na política brasileira acontece de tudo, principalmente quando é época de campanha eleitoral. Já dizia Tancredo Neves que em política, feio mesmo é perder a eleição. Nesta semana, dentre os inúmeros “fatos” que chegaram ao conhecimento deste JP, dois se destacam pela eficiência e malandragem. Um deles garante que, a partir de agora, está sendo montada uma estrutura para compra de votos. É assim: o cabo eleitoral chega na casa e vê na fachada a propaganda de algum candidato. Ele se certifica que a família pretende votar nesse candidato. Em seguida ele oferece dinheiro, para que a família “mude de lado”. Tipo assim: “nós damos $ mil agora e, após a vitória, damos mais $$$ mil…” Tem quem topa, tem quem não topa. Tem também quem finge que topa, mas só finge. Após a eleição, se o candidato corrupto ganhar, o chefe de família vai e pega os $$$ mil restantes de qualquer jeito. Tem eleitor que é esperto. Outro caso é a formação de vários grupos de amigos que combinam entre si a ideia de comer churrasco às custas dos candidatos. A cada fim de semana recebem a visita de um candidato para uma churrascada paga por este (não oficialmente, claro) e juram que irão lhe dar o voto. Basta o candidato virar as costas para todos caírem na gargalhada. Comem e bebem de graça e cada um vai votar em quem bem entender. Esses políticos merecem…
ECONOMIA: A inadimplência do consumidor na Região Administrativa de Sorocaba, que inclui os municípios de Itu, Salto e Indaiatuba, subiu 5,96% no acumulado do ano, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação interanual (julho-16 conta julho-15) houve elevação de 2,4%; na avaliação mensal (julho-16 contra junho-16) houve queda de 1,9%.
CAMPANHA: Nesta semana, um famoso vereador de Itu foi visto depositando seus “santinhos” eleitorais nas casas da Vila Santa Terezinha. Segundo os moradores, o candidato estava distribuindo o material bem no início da manhã, antes mesmo das 6h. Pelo horário, ficou a impressão de que, apesar de estar disposto a se reeleger novamente à Câmara Municipal, o candidato não quis ser visto fazendo a campanha.
ARENA MULTIUSO: A cidade de Indaiatuba deverá ganhar uma arena multiuso, voltada ao Futsal, Basquete e Vôlei. A obra, orçada em R$ 10 milhões, terá verba do município e do governo federal e será construída pela Comunidade Independente, no Jardim Belo Horizonte. O projeto já se encontra no Ministério dos Esportes, em Brasília.
COMÉRCIO: O feriado da Independência, celebrado na última quarta-feira (7), foi comemorado pelos lojistas do Plaza Shopping Itu. Durante a tarde, o centro de compras registrou um grande movimento de público, comparado, pelos próprios comerciantes, com o fluxo de pessoas da temporada de festas de final de ano.
DESFILE: O desfile do dia 7 de setembro, realizado na Avenida Dr. Octaviano Pereira Mendes, foi marcado pela grande presença de candidatos a vereador, que aproveitavam o ato cívico para promover campanha. Dos candidatos a prefeito, um levou o número e gritou seu nome, fazendo o coro se confundir com a locução do evento.
MANIFESTAÇÃO: No último dia 7, feriado da Independência, um grupo de ituanos realizou uma “manifestação artística” para pedir a saída de Michel Temer (PMDB) da presidência da República. Com placas escritas “Fora, Temer” e “Seja mulher sem temer”, o grupo chamou a atenção de quem passava pela Praça Dom Pedro I.
CONTRASTE: Na cidade de Cabreúva, candidatos ao cargo de vereador vêm comentando o contraste vivido no país com a realização das Paralimpíadas. Para eles, falta ser posto em prática o conceito de inclusão, uma vez que municípios da região não possuem calçadas ou estabelecimentos adaptados, em número considerável, para a locomoção adequada para os portadores de necessidades especiais.
PELA METADE: Desde que a campanha eleitoral começou oficialmente, diversos motoristas ostentam no vidro traseiro dos carros adesivos com a foto de seus candidatos escolhidos. Porém, tem gente que só quer apoiar o candidato a vereador, e não o candidato a prefeito – ou prefeita. O que eles fazem? Cortam o adesivo no meio!
MC EM SALTO: O McDonald’s inaugurou seu 21º restaurante na região metropolitana de Sorocaba. A cidade escolhida foi Salto, que passa a contar com sua primeira unidade da renomada lanchonete. O restaurante, localizado na Avenida Getúlio Vargas, conta com 200 m² de área construída e sistema “drive thru”, assim como o da Avenida Otaviano Pereira Mendes, em Itu.
ENCONTRO: O halterofilista paralímpico de Salto Bruno Carra teve a oportunidade de conhecer os artistas Paulo Vilhena e Cléo Pires, embaixadores dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O atleta, que treina em Itu, compartilhou as fotos com os atores no Facebook e, apesar da recente polêmica envolvendo as duas celebridades na revista Vogue, Bruno se disse muito honrado e agradecido pelo esporte ter proporcionado tal encontro.
ELEIÇÕES: Porto Feliz terá a maior disputa de sua história nas eleições deste ano. Pela primeira vez a cidade tem cinco candidatos disputando a Prefeitura. Além do atual prefeito Levi Rodrigues, concorrem o ex-prefeito Cláudio Maffei, o médico Dr. Cássio, o vereador Robertinho e o ex-vereador Marola. Já para o Legislativo são 208 candidatos para 11 cadeiras.
FUXISCÓPIO:
Tem gente em Itu achando que certo candidato a vereador vai fazer uma votação tão grande que vai ajudar a eleger mais um ou dois da coligação a qual pertence. Mas, também tem gente achando que o mesmo candidato vai acabar não sendo sequer eleito. Daqui a 22 dias a cidade saberá qual das duas opiniões estava certa…