Dois Pontos – 13/02/16

Da Redação e colaboradores

Com início às 15h30, o Carnaval de Marchinhas realizado nas matinês de domingo e terça-feira levaram à Praça da Matriz uma variada faixa etária. Desde crianças de dois anos acompanhadas de seus pais até idosos com mais de noventa, acompanhados de seus filhos e netos, dividindo momentos de pura alegria e interação. De tanto que o pessoal gostou, não aprovou muito o intervalo de duas horas que se iniciou às 18h. Quem sabe da próxima vez fazem rodízio com outros músicos para a festa prosseguir sem interrupções.

RETORNO COMEMORADO:
A maioria dos populares que prestigiaram o desfile de Carnaval na Rua Floriano Peixoto comemorou o retorno do evento à região central de Itu. O comentário era que a festa popular combina muito mais com o Centro do que com a Avenida Galileu Bicudo.

SEGURANÇA:
Destaque para o policiamento promovido na região central da cidade, principalmente no Largo da Matriz e na Rua Floriano Peixoto, durante os desfiles de Carnaval. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal garantiram uma folia segura às milhares de pessoas que prestigiaram o evento.

SOB CONTROLE:
Se o Carnaval em Itu contou com um lado negativo neste ano, não foi por conta de sua organização. Na noite de domingo (7), durante os desfiles, um grupo de foliões, portando bebidas alcoólicas, invadiu o espaço destinado aos blocos e escolas com o intuito de dançar e causar tumulto. Porém, a GCM agiu com eficiência e imediatamente restaurou a ordem, sem maiores incidentes.

FOLIA CHUVOSA:
A chuva atrapalhou um pouco o Carnaval em Itu. No sábado (6), primeiro dia de desfiles, o público não foi tão bom por conta do temporal que caiu uma hora antes, que acabou afastando os foliões. Já no domingo (7), choveu bem na hora do desfile. Pelo menos não aconteceu como no ano passado, que a chuva acabou cancelando o evento.

ESCOLA CAMPEÃ:
“Que Escola você queria ver campeã em 2016? A Pública pai”… “EEPG Convenção de Itu. Não pode ser esquecido. Ele merece seu abraço”. As duas frases compunham duas mensagens que circularam no Facebook nesta semana, pedindo um olhar da cidade e de seus governantes para o fechamento da Escola Convenção.

CAMPOS MACHADO:
Na intenção de pavimentar ainda mais a campanha do pré-candidato a prefeito de Itu Guilherme Gazzola, o deputado e presidente estadual do PTB, Campos Machado, estará na cidade no próximo domingo, dia 20. Na ocasião, Campos Machado irá se reunir também com petebistas de Porto Feliz. O deputado estadual deverá disputar a sucessão do governador Geraldo Alckmin (PSDB), como tem propagado dirigentes da agremiação partidária. “O nosso partido tanto nas eleições deste ano, como em 2018, vai participar como protagonista”, frisa o parlamentar.

REDES SOCIAIS:
Parece que a Justiça finalmente irá tomar providência em relação à fiscalização do conteúdo político que está sendo publicado nas redes sociais. Em Sorocaba, por exemplo, o Ministério Público Eleitoral promete fazer uma varredura pelas redes sociais na busca por irregularidades ligadas à campanha antecipada, o que é ilegal. Partidos e pré-candidatos poderão sofrer multas e ter que responder ações na Justiça.

NOVO VISUAL:
Desde o final do ano passado a fachada da Igreja do Bom Jesus, no Centro, vem passando por uma merecida reforma. Nos últimos dias, os ituanos notaram que o templo religioso está ganhando cara nova, graças à mudança das cores do prédio. Se antes a igreja era conhecida pelo visual azul claro e branco, agora ela será marrom e creme. A alteração dividiu opiniões na cidade.

VELOCIDADE:
Os motoristas que trafegam pela Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300) devem ficar de olho no velocímetro. Nas últimas semanas, policiais rodoviários têm marcado ponto no portal localizado em frente ao Itu Plaza Hotel. Munidos de radares-pistola, os oficiais têm surpreendido muitos condutores, principalmente no sentido Itu – Jundiaí. Vale ressaltar que o limite de velocidade no local é de 60 km/h.

ENFIM, LEGENDA:
O cinema de Itu sempre é criticado neste espaço por quase nunca contar com filmes legendados em sua programação. Agora, cabe um elogio: recentemente, dois filmes estrearam com o idioma original, além das sessões dubladas – “O Regresso”, premiada produção estrelada por Leonardo DiCaprio que vai para sua segunda semana com opção legendada, e o esperado “Deadpool”, que estreou na última quinta-feira.

ABANDONO:
Quem utiliza o Passeio Público “Marcos Steiner Neto”, o popular Becão, reclama do abandono do mesmo. O espaço está cada dia mais pichado e o piso, feito com placas de varvito, avariado. Uma sugestão seria que o poder público realizasse parcerias com a iniciativa privada para a manutenção e a pintura do local, cobrindo as paredes com grafites de artistas da cidade.

FOGUEIRA DE ROUPAS:
Nesta semana, a Redação do “Periscópio” recebeu uma denúncia sobre vandalismo. A entidade Totus Tuus realiza doação de roupas semanalmente para os moradores da favela do Isaac, localizada no Bairro Novo Itu. Segundo denúncia de um morador das proximidades, as roupas são deixadas ali e o que não é aceito pelos moradores é deixado na rua. A sobra vira uma fogueira posteriormente.

FUXISCÓPIO:
Durante a votação do projeto de Lei que libera a venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol da cidade, a vereadora Balbina de Paula Santos fazia um discurso fervoroso contra o projeto, alegando, entre outras coisas, que o álcool é prejudicial a família, quando o parlamentar Hermes Jabá, pediu um aparte e disse que deveria ser feita uma emenda para que venda de bebidas alcoólicas só fosse autorizada, se a cerveja estivesse “trincando” de gelada…