Dois Pontos – 24-09
Da redação e colaboradores
Durante a sessão de segunda-feira, um candidato a vereador adentrou inesperadamente ao plenário e começou a fazer críticas sobre o setor de Saúde. Coincidentemente, no momento do ocorrido, quem fazia uso da palavra era o vereador Josimar Ribeiro, que também criticava a questão da saúde no município. O que foi estranho disso tudo é que o candidato ficou livre para falar, sem ser interrompido em nenhum momento pelo sempre rígido presidente da Casa, Marquinhos da Funerária, ou por outro vereador. O candidato falou por quase cinco minutos, sendo que é expressamente proibido que o plenário se manifeste durante as sessões.
CAXUMBA: Na sessão do Legislativo ituano desta semana, o vereador Hermes Jabá alertou na Palavra Livre sobre um possível surto de caxumba na empresa Aisin. Segundo informações passadas a ele por funcionários da empresa, cerca de 30 pessoas contraíram a doença. O vereador apresentou uma indicação para que a Secretaria da Saúde faça uma averiguação urgente no local.
TREMORES: Já Zelito do Quiosque comentou sobre alguns tremores que têm acontecido na Rua Porto Feliz, no bairro Cidade Nova. Ele apresentou um abaixo-assinado feito por moradores da via, que reclamam de rachaduras que vêm aparecendo em suas casas. A empresa responsável pelo gás natural descartou qualquer risco. A causa mais provável dos tremores talvez seja o acionamento de bombas de água nas proximidades.
BANDO DA LUA: A Câmara de Itu aprovou por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de Marquinhos da Funerária que declara de utilidade pública o Bando da Lua Moto Clube. De acordo com a justificativa da propositura, a entidade promove a amizade e o lazer, sempre visando o bem estar de seus integrantes e da comunidade em geral.
PROTESTO: Um grupo de jovens, integrantes do Coletivo Voz, resolveu protestar contra a ausência de faixas de pedestre na Ponte Estaiada de Salto. A manifestação aconteceu na tarde de quarta-feira (21) e acabou afetando o trânsito, uma vez que a ponte foi interditada. O protesto durou cerca de 15 minutos e só acabou quando a Guarda Civil Municipal chegou ao local.
VISITA: No último final de semana, Itu ganhou destaque nas redes sociais da jornalista Astrid Fontenelle. De passagem pela cidade para participar de uma cerimônia de casamento, a apresentadora do canal a cabo GNT fez questão de destacar as belezas do município. No domingo (18), Astrid publicou uma foto de seu filho na Praça Padre Miguel (Matriz), com o tradicional “Sorvetão”. “Quando vim morar em SP e soube das coisas gigantescas de Itu, achava surreal. Hoje, 40 anos depois, aqui estou”, observou a jornalista carioca.
CASAMENTO: Aliás, Itu tem se tornado uma “queridinha” dos noivos paulistanos para a realização de seus casamentos. Mas a posição estratégica, próxima à capital do Estado, não é o único motivo para a escolha dos casais. Um dos principais atrativos do município é a existência de fazendas históricas e com belas paisagens naturais, ideais para aqueles que querem casar ao ar livre.
DEBATE: Apesar dos esforços da Subseção de Itu da OAB para a realização do debate entre os candidatos à Prefeitura, o que mais gerou repercussão foi a ausência de Neto Beluci (PRB) e Rita Passos (PSD). Muitos ituanos questionaram os motivos que levaram os dois a faltarem no encontro e ressaltaram que ambos perderam uma boa oportunidade para expor suas propostas para a cidade.
FORA, TEMER: O debate da OAB (Ordem dos Advogados de Itu) de Itu com os candidatos a prefeito rendeu um momento curioso. Por ter sido realizado no Auditório Michel Temer da Faditu, a candidata Monica Seixas, do PSOL, se referiu ao espaço como “Auditório Fora, Temer”. O comentário ácido rendeu muitas discussões nas redes sociais.
SEM AULA: Quatro escolas estaduais de Indaiatuba fizeram uma paralisação geral nas atividades na quinta-feira (22) e as aulas precisaram ser suspensas. Outros estabelecimentos, também da rede estadual, optaram pelo fechamento parcial, reabrindo apenas no segundo horário. Segundo a Apeoesp, os professores reivindicam uma reposição de 16,6% nos salários dos servidores públicos, entre outras reivindicações.
PARTIDO DA MULHER?: O novato PMB (Partido da Mulher Brasileira), criado em 2008 e com registro obtido em 2015, concorre uma eleição pela primeira vez. O partido lançou 16 candidatos ao legislativo ituano, sendo que três pediram renúncia e uma teve a candidatura indeferida após recurso. O curioso é que, desses 16 candidatos, apenas quatro são mulheres.
ESTACIONAMENTO: Alvo de reclamações de muitos consumidores desde que foi implantado, o estacionamento do Unicenter está com uma novidade. De acordo com e-mail enviado pela Banco Prado aos seus clientes, o lado direito do estacionamento (em frente ao Pão de Açúcar) é livre. Já no lado esquerdo, a tolerância é de 15 minutos sem ser cobrado.
TOMORROWLAND: Ao que tudo indica, as chances da terceira edição do Tomorrowland Brasil acontecer parecem cada dia mais remotas. O festival, que registrou prejuízo neste ano em Itu, geralmente costuma divulgar informações sobre venda de ingressos e primeiras atrações confirmadas nesta época do ano, porém até agora nada foi divulgado.
FUXISCÓPIO
Nessa semana o grupo político do deputado José Olímpio Moraes esteve vibrando diante da classificação obtida pelo parlamentar no “Ranking Políticos” de Brasília, quando ele ficou muito acima do seu rival Herculano Passos. Entre 505 deputados, José Olímpio ficou 73° e o ex-prefeito em 503°.