Dois Pontos – 26-11-16
Da redação e colaboradores
Finalmente, nesta semana a grande imprensa divulgou a notícia segundo a qual está chegando ao fim a impunidade das pessoas que utilizam a internet para cometer os mais diversos tipos de crimes. Até agora, esse tipo de gente sempre se aproveitou covardemente do anonimato para difamar pessoas, entidades, empresas, etc. A citada notícia garante que já no início do ano, todos os canais de informação que se utilizam da internet poderão ser rastreados até localizar a origem do crime e dos autores. Em Itu, por exemplo, já existe um processo do qual faz parte este jornal e que, ao contrário do que possam pensar, continua em andamento. Não se deve perder a fé na Justiça!
DENGUE: Devido ao aumento da temperatura e da incidência de chuvas, características típicas desta época do ano, cresce também a incidência do mosquito Aedes aegypti. Em alguns bairros de Itu, a situação já começa a preocupar a população. Moradores da Vila Ianni entraram em contato com o “Periscópio” para se queixar do aparecimento do temido mosquito da dengue. Segundo as reclamações, o problema se deve a um grande terreno baldio existente nos fundos da Rua Arthuro Ianni.
ESTUDANTES: Não é de hoje que Itu recebe milhares de estudantes de toda a região para cursar o ensino superior nas instituições daqui. O mesmo acontece em Salto. Esse movimento universitário deve se expandir ainda mais a partir do próximo ano, devido ao anúncio de novos cursos na Faditu (Faculdade de Direito de Itu) e no CEUNSP (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio).
ESTUDANTES II: A propósito, o público universitário merece mais atenção dos comerciantes e das imobiliárias que atuam por aqui. Há muitas cidades do Estado de São Paulo que transformaram suas economias após receberem campi de universidades públicas. Em Itu e Salto, há grandes instituições particulares e um campus da Fatec que recebem todos os anos muitos matriculados de outros municípios. Se for bem explorado, este público pode trazer muitos benefícios e oportunidades para a região.
SEM FESTA: A organização do Tomorrowland Brasil divulgou nesta semana que a edição de 2017 do festival está suspensa. “Dentre os motivos estão a atual situação econômica brasileira, conjugada com outros fatores de instabilidade, que resultam em um cenário demasiadamente adverso para uma iniciativa do porte do Tomorrowland”, informou em nota.
ITU NA COMIC CON: O artista Pedro Mauro, que mora em Itu, estará na CCXP (Comic Con Experience), maior evento de cultura pop da América Latina. A feira de quadrinhos acontece em São Paulo (SP), entre os dias 1 e 4 de dezembro. Pedro, que já fez trabalhos para a italiana Sergio Bonelli Editore (editora de Tex e outros emblemáticos personagens), estará na mesa B15 do Artists’ Alley, local em que os artistas podem expor e comercializar suas obras.
SHOW FALSO: Nas últimas semanas tem circulado pelas redes sociais um possível show da dupla Maiara & Maraisa e da cantora Marília Mendonça, fenômenos do sertanejo atual, na Arena Brasil Kirin, em Itu. O evento ocorreria no dia 14 de janeiro de 2017, com organização de uma empresa chamada “Albatroz”. Porém, um post na página oficial de Maiara & Maraisa confirmou que o show é falso.
GOLPISTA: Um homem foi preso na tarde da última terça-feira (22), após tentar furtar uma caminhonete na cidade de São Carlos. O indivíduo é suspeito de ter aplicado golpes similares, recentemente em Itu, Indaiatuba, Americana e São João da Boa Vista. O caso será investigado.
O GRUPO QUIS: Na sessão de Câmara desta semana, o presidente do Legislativo ituano Marquinhos da Funerária (PSD) declarou que a construção do novo prédio da Casa de Leis só não saiu porque seu grupo político assim optou. Ele negou que tenha sido o clamor do vereador Eduardo Ortiz (PHS), que desde o começo se posicionou contra a obra.
DIFICULDADE: Embora o prefeito eleito de Porto Feliz Dr.Cássio esteja realizando viagens e se reunindo constantemente com sua equipe, o comentário que circula no município é de que o futuro administrador terá grandes dificuldades para iniciar seus projetos, uma vez que ainda é desconhecido o valor do déficit deixado pela atual gestão nos cofres municipais. Outro problema apontado pela população diz respeito à má situação atravessada na área da saúde.
AJUSTES: As mudanças para a próxima Legislatura já começaram dentro da Câmara. Nesta semana, um Ato do presidente foi entregue para que todos os vereadores disponibilizem os equipamentos (patrimônio) que o Legislativo oferece. O prazo se expira na segunda quinzena de dezembro. O presidente Marquinhos da Funerária irá pintar e arrumar os gabinetes antes de entregá-los para os novos vereadores.
GABINETES: E falando em gabinetes, muitos não sabem, mas a disposição de qual vereador irá ocupar determinado gabinete será feita pelo atual presidente da Câmara. Aliás, Marquinhos da Funerária disse que já definiu tudo, mas se recusa a dizer como ficou a distribuição…
PRESTÍGIO EM ALTA: O atual presidente da Câmara anda chamando a atenção dos políticos. Marquinhos da Funerária vem sendo “disputado” pelos prefeitos de Salto e Cabreúva, que o querem para o próximo ano. Porém, nesta semana, a informação é que possivelmente Marquinhos vá para Brasília trabalhar com o deputado Rogério Rosso (PSD), que pode ser o novo presidente da Câmara dos Deputados…
PLANOS FUTUROS: O grupo que apoiou a candidatura de Neto Beluci e Matheus Costa na última eleição já está mantendo contatos para não se dissolver no futuro. Tanto assim que já se comenta sobre as possíveis chances de ambos saírem candidatos na eleição de 2018. Neto Beluci para Deputado Federal e Matheus Costa para Estadual. O fato não vai influir muito nas votações dos deputados José Olímpio e Rodrigo Moraes, mas poderá atingir as votações de Herculano e Rita Passos.
ACORDOS: Aliás, se for mantida a união com Oswaldo Sonsini, finalmente ambos, pai e filho, pela primeira vez terão um grupo político na cidade com reforço da ex-deputada Maria do Carmo e sempre contando com apoio do ex-vereador, mas ainda influente, Claudinho do Alvorada.
FUXISCÓPIO
Você que está lendo estas linhas foi para as ruas protestar nas manifestações inspiradas pela Rede Globo? Também bateu panelas quando a Globo mostrava isso com destaque? Será que todos sabemos que era uma preparação para o fim da Operação Lava-Jato? E agora que os mesmos políticos estão buscando preservar a própria pele, vamos ficar esperando a Globo nos comandar?