Dois Pontos: audiência pública esvaziada é alvo de críticas em Itu
Realizada no último dia 25 de abril no auditório da sede da Guarda Civil Municipal, a audiência pública para apresentação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2026 foi alvo de críticas. Segundo o vereador Eduardo Ortiz (MDB), a “apresentação foi rasa, sem aprofundamento ou transparência”. O edil também afirmou que a audiência foi esvaziada, mal divulgada e tratada apenas como um protocolo a ser cumprido. “Uma oportunidade desperdiçada de esclarecer a população e promover um verdadeiro debate sobre o futuro do nosso orçamento”, apontou. Quem também teceu críticas ao formato da audiência foi o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Itu (SISMI), José Flamínio Leme. Em nota publicada no site da entidade, ele afirmou que a audiência foi “the flash”, não durou nem 15 minutos. “Para mim, considero uma perda irreparável não discutir as políticas públicas que nortearão os investimentos, obras e programas que serão realizados pela atual administração municipal, bem como a evolução orçamentária para os próximos anos, pois, a LDO é só o primeiro estágio para elaboração da LOA – Lei Orçamentária Anual e do PPA – Plano Plurianual que compreenderá os exercícios de 2026 a 2029”, afirma Leme.
PRESENTE: O “quase” secretário de Governo e Casa Civil, Cleisson Alonso, está sempre presente nas sessões da Câmara Municipal, tendo o trabalho exaltado pelos vereadores. Desde a saída de Dr. Adriano Alves do cargo, é ele quem tem tomado conta da articulação entre governo e base aliada no Legislativo. Os edis estão fazendo “lobby” para que Alonso seja efetivado no cargo.
LIMPEZA: Quem passa pela Praça Padre Miguel (Matriz) percebe que o local anda carecendo de cuidados. O chão vive sujo de fezes de pombos e o paisagismo que outrora embelezava os canteiros já não existe mais. Que a Prefeitura intensifique a zeladoria do espaço, já que lá passam semanalmente centenas, até milhares de turistas de várias partes do Brasil.
MUDANÇA?: Uma notícia pegou os saltenses de surpresa. Segundo noticiado pelo jornal “Taperá”, a Delegacia Central de Salto deixaria de registrar boletins de ocorrência durante a noite, fins de semana e feriados, com os reclamantes tendo que se dirigir a Itu. Porém, a Delegacia Seccional de Sorocaba voltou atrás e o esquema continuará como está atualmente.
CANTEIRO: A Prefeitura de Itu, por meio da Regional Pirapitingui, está realizando serviços de manutenção no canteiro central da Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo (SP-79). A ação atende um pedido dos condutores de veículos automotores que utilizam o trecho diariamente, visando otimizar a infraestrutura e proporcionar condições mais favoráveis para o trânsito.
CONFIRMAÇÃO: A segunda edição do Itu Nerd Fest já tem data confirmada: 20 de setembro (sábado). O evento, que começou ano passado e reuniu mais de mil pessoas no Espaço Cultural Almeida Júnior, acontece novamente na cidade, reunindo desenhistas, roteiristas, cosplayers e o melhor do mundo geek. Mais informações sobre a edição 2025 ainda serão reveladas.
CONFIRMAÇÃO II: O Anzuclub também confirmou a data da segunda edição da festa “One More Time”, que relembra os velhos tempos do super club. Depois de reunir grande público no último sábado (26/04), os organizadores já anunciaram a próxima balada para o dia 28 de junho, com Gadjo, autor do hit “So Many Times”, e Tocadisco, produtor com mais de 30 milhões de cópias vendidas, no palco principal.
PROMOÇÃO: O Cine Araújo do Plaza Shopping Itu já não conta mais com a promoção “todos pagam meia”, que por anos vigorou na unidade. Agora, pagam meia-entrada apenas quem tem direito por lei, como estudantes, professores e aposentados. No lugar, agora existe a promoção “Dobradona”, em que, de segunda a quarta, na compra de um ingresso (meia ou inteira), o cliente ganha outro da mesma categoria.
SELO: No último dia 16 de abril, os proprietários da Queijaria Bonanni, Fernanda e Rodrigo Bonanni, participaram de uma cerimônia oficial no gabinete do prefeito de Itu, Herculano Passos (Republicanos), para a entrega do Selo SIM/SISBI (Serviço de Inspeção Municipal) para o novo Queijo Republicano que homenageia a cidade de Itu. A queijaria foi a primeira a receber o SIM, em 2014.
FUXISCÓPIO
A votação da reposição salarial dos servidores públicos mostrou que nada muda na política ituana. Pode mudar uma peça ou outra, um posicionamento aqui e acolá, mas o discurso continua sempre o mesmo…
Dois Pontos Especial Câmara
MUNICIPAL: A polêmica do veto do prefeito Herculano Passos (Republicanos) ao projeto que autoriza a Prefeitura chamar a GCM de Polícia Municipal continua. Nas sessões extraordinárias, o vereador Moacir Cova (Podemos) cutucou o chefe do Executivo. Para ele, o prefeito poderia ao menos ter sancionado a proposta e disse que Herculano poderia ter mais “prestígio” à classe.
MUNICIPAL II: Já o presidente Neto Beluci (Republicanos) e outros vereadores da base destacaram que houve uma representação da Procuradoria-Geral e outras cidades tiveram que voltar atrás ao projeto, caso contrário o prefeito poderia incorrer em crime de responsabilidade. Sendo assim, o veto era o único caminho.
TEMA: Por diversas vezes, o presidente Neto Beluci cobrou que os vereadores não fugissem do tema em discussão durante as votações dos projetos. Eduardo Ortiz (MDB), em determinado momento, discordou. “Senhor presidente, com todo respeito, é muito chato vossa excelência toda vez querer chamar nossa atenção para dizer que estamos saindo do projeto”, afirmou, destacando que sempre faz “um link” com o projeto.
TEMA II: Já Moacir Cova disse que não vê problema que se fuja “um pouquinho” do tema em discussão. “Desde que não se falte ao respeito com o colega, acho que é saudável”, disse o edil, criticando que os vereadores da situação nunca são interpelados pela presidência da Câmara. Ele ainda afirmou que, se não houver divergência, só sobrarão “puxa-sacos” do governo.
COMISSIONADOS: Após Moacir Cova tecer críticas à quantidade de comissionados da Prefeitura, o líder Thiago Gonçales (PL) provocou, dizendo para secretários municipais não atenderem determinados vereadores. Cova respondeu, dizendo que foi mal entendido e frisou que existem comissionados que trabalham. Já Eduardo Ortiz disse que os secretários têm que atender os vereadores, porque é a população que está pedindo.
CIDADÃO: O vereador Engenheiro Eduardo Alves (PSB) apresentou projeto de decreto legislativo para conceder o Título de Cidadão Ituano ao deputado estadual Caio França (PSB), filho do ministro e ex-governador Márcio França. A proposta destaca que Caio é autor do Projeto de Lei Estadual nº 394/2025, que confere à cidade de Itu o título de “Capital Estadual do Berço da República”. Ele, recentemente, foi eleito presidente estadual do PSB.
PESAR: A morte da jovem Kathelyn Kauanny Carneiros dos Reis, ocorrido na última terça-feira (29/04) na piscina do Estádio Novelli Júnior, foi assunto nas sessões extraordinárias desta semana. Moacir Cova pediu um minuto de silêncio e eximiu a Secretaria de Esportes de culpa, frisando que se tratou de uma fatalidade. Ele também apresentou uma moção de pesar.
“POPULAÇÃO”: O vereador Eduardo Ortiz disse que vai decepcionar quem quer que ele seja oposição, porque ele não será. Aliás, disse que vai seguir o que aprendeu com Balbina de Paula em seu primeiro mandato: não será nem oposição, nem situação; será população. Já a vereadora disse que não deve nada a ninguém e, por isso, apoia o atual governo, que está “seguindo o caminho correto”.