Dois Pontos: comitiva da Prefeitura de Itu vai até Brasília
Nesta semana, uma comitiva da Prefeitura de Itu esteve em Brasília (DF) para defender os 18 projetos inscritos no Novo PAC Seleções 2025, com o objetivo de captar cerca de R$ 276 milhões em investimentos federais. Desse montante, aproximadamente R$ 200 milhões são destinados exclusivamente ao setor de saneamento. A comitiva foi liderada pelo prefeito Herculano Passos (Republicanos) e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol), Rita Passos, dos secretários municipais Thiago Maia (Obras), Giovanni Russo (Justiça), e do superintendente da Companhia Ituana de Saneamento (CIS), Gilmar Souza Santos. Durante a permanência na capital federal, os representantes de Itu participaram de reuniões com os ministros Jader Barbalho Filho (Cidades) e Alexandre Padilha (Saúde), além de encontros com técnicos da Secretaria Nacional de Saneamento, do Ministério das Cidades, do Ministério da Saúde e com diversos deputados federais, incluindo Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos. Segundo dados do Governo Federal, a cidade de Itu figura na 16ª colocação no ranking nacional de cidades com mais projetos cadastrados no Novo PAC, sendo a quarta com maior número de propostas entre os municípios paulistas.
NOVOS APOIOS: O prefeito Herculano Passos vem fechando novos apoios políticos em Itu. As costuras e alianças já visam as eleições do ano que vem, quando a sua esposa, a primeira-dama Rita Passos, irá se candidatar novamente a deputada estadual. Os novos apoios incluem ex-candidatos a vereador nas chapas de Matheus Costa, Gilmar Pereira e Rodrigo Moraes.
REUNIÃO: Neste sábado (26), a APRECESP (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) continua a 1ª Reunião de Prefeituras e de Gestores de Turismo do ano, no Itu Plaza Hotel. O encontro conta com a presença de prefeitos, gestores municipais de turismo e autoridades estaduais. O objetivo da reunião é discutir estratégias, programas e ações voltadas ao desenvolvimento do turismo nas cidades estância do estado.
REUNIÃO II: O evento realizado em parceria com a Prefeitura de Itu começou ontem (25). Já neste sábado, ocorre a Reunião de Prefeituras da APRECESP. A abertura terá a participação de Edmir Chedid, presidente da associação e prefeito de Bragança Paulista; Herculano Passos, prefeito de Itu; e Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Também haverá o painel “Parcerias de Resultado”.
TURISMO: A Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Itu participou, no último dia 16, da WTM Latin America, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. Reconhecida como a principal feira de turismo da América Latina, o evento reuniu representantes de governos, operadores de turismo, agências, destinos turísticos e empresas do setor.
TURISMO II: A presença da equipe de Itu teve como foco a promoção institucional do município e a integração com os demais roteiros turísticos do Estado de São Paulo. Ao longo do evento, foram realizadas rodadas de negócios, participação em palestras e visitas a estandes, com o objetivo de fortalecer parcerias, captar investimentos e atualizar estratégias de promoção turística.
SANEAMENTO: O programa UniversalizaSP, que propõe a organização de consórcios regionais para a prestação de serviços de saneamento, recebeu a adesão das prefeituras de Itu e Salto. A iniciativa do Governo do Estado visa apoiar as cidades no desafio de garantir resiliência hídrica e alcançar as metas de universalização estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento.
DENGUE: A cidade de Itu registra agora cinco mortes por dengue no ano de 2025. A vítima mais recente é uma mulher, de 84 anos, com comorbidades, que faleceu no último dia 1º de abril. Há, ainda, duas mortes em investigação. Até quinta-feira (24), o município somava 4.242 casos desde 1º de janeiro. O bairro com mais incidência é o, disparado, o Cidade Nova: 702 casos. Rancho Grande (217) e Jardim Aeroporto (182) também se destacam negativamente.
ESVAZIADO: A cada ano a tradição da Queima do Judas (antigamente Estouro do Judas) atrai menos espectadores. No domingo de Páscoa, a Praça da Matriz contava com centenas de pessoas, mas em número bem menor do que nos anos anteriores. O feriadão prolongado com o Dia de Tiradentes e a mudança para se adequar à lei que impede soltura de fogos com estampido são alguns dos motivos para o baixo público do evento neste ano.
FUXISCÓPIO
A publicação da Prefeitura nas redes sociais anunciando luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco fez muitas pessoas acreditarem que a administração não iria funcionar nesse período. Está faltando muita interpretação de texto…
Dois Pontos Especial Câmara
ADIADA: A discussão do Requerimento Nº 12/2025, de autoria do vereador Eduardo Ortiz (MDB), foi adiada para a próxima sessão a pedido do líder Thiago Gonçales (PL), o mesmo que solicitou que o documento fosse discutido em plenário. O requerimento pede cópia dos contratos firmados entre a CIS – Companhia Ituana de Saneamento e a empresa Zigurate Construção Ltda.
DESENVOLTA: A vereadora Patrícia da ASPA (PSD) tem se destacado no início da nova legislatura por conta de sua desenvoltura durante as sessões. Se nos últimos anos ela ficava mais em segundo plano, agora ela assumiu um protagonismo, enfrentando opositores e colocando suas posições de maneira clara e firme. Até mesmo a oratória dela teve clara melhora.
PESAR: A Câmara de Vereadores aprovou uma moção de pesar pela morte do Papa Francisco, de autoria do presidente Neto Beluci (Republicanos). O falecimento do sumo pontífice da Igreja Católica também foi lembrado em um minuto de silêncio no início da sessão desta semana. Francisco também foi lembrado pelo vereador Engenheiro Eduardo Alves (PSB) durante a Palavra Livre, que destacou as causas defendidas pelo papa.
SEM SESSÃO: Nesta semana, a sessão ordinária da Câmara foi realizada numa quarta-feira por conta do feriado de Tiradentes, por conta dos trâmites protocolares. Já na semana que vem, não haverá sessão por ser a quinta terça-feira do mês. Os trabalhos legislativos retornam normalmente no dia 06 de maio, às 16h, com a 13ª Sessão Ordinária de 2025.
APROVADOS: Os dois projetos do Executivo aprovados em 1ª discussão na semana passada foram aprovados em 2ª discussão nesta semana, sem nenhum debate. Também foram aprovados em 1ª discussão três projetos de lei de denominação de vias públicas, sendo um de autoria do vereador Luisinho Silveira (PDT) e dois de autoria de Donizetti André (PP).
SAÚDE: O vereador Eduardo Ortiz disse que os serviços de saúde de Itu estão sobrecarregados, especialmente a UPA Nossa Senhora Aparecida, por conta dos atendimentos de pacientes com suspeita de dengue. Ele pediu que a Prefeitura destine espaços especificamente para esse tipo de atendimento. Vale destacar que Itu conta hoje com dois Centros de Atendimento à Dengue, um no Rancho Grande e outro no Cidade Nova.
CRÍTICA: José Galvão (PL) destacou na Palavra Livre a operação realizada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União que mirou um esquema bilionário de fraudes no INSS, criticando a falta de capacidade do Ministério da Previdência Social, encabeçado atualmente por Carlos Lupi – que indicou o presidente afastado do instituto, Alessandro Stefanutto. “Essa gestão infelizmente não funciona e quem paga o pato é o trabalhador brasileiro”.
CRÍTICA II: Já a vereadora Patrícia da ASPA usou a palavra para criticar o prefeito da cidade de Gavião (BA), Laurindo Nazário (PSD), que defendeu o sacrifício de animais de rua. Ela compartilhou o vídeo nas redes sociais, gerando revolta. “Nós voltamos para qual século?”, questionou a parlamentar, que irá fazer uma moção de repúdio ao prefeito baiano mesmo ele sendo de seu partido.